Porto Calvo promove dia de combate ao câncer de próstata e colo do útero para trabalhadores rurais Municípios
O Programa da SEMAR, Útero é Vida e Saúde do Homem, realizou ação na sexta-feira, 29, na UBS do município
Na última sexta- feira, 29, homens e mulheres de Porto Calvo foram atendidos pelo Programa “Útero é Vida e Saúde do Homem” realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a prefeitura do município. A iniciativa aconteceu na nova unidade de saúde, no bairro de Varadouro, das 8h às 15h, e atraiu aproximadamente 300 portocalvenses.
O Útero é Vida e Saúde do Homem é o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero e da Próstata realizado pelo SENAR, que tem como objetivo a prevenção e diagnóstico destes cânceres, levando informações importantes que conscientizem as mulheres e homens do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.
Sabendo dessa iniciativa e preocupada com as dificuldades que a área rural traz aos trabalhadores, através do Sindicato dos Produtores Rurais de Porto Calvo, a secretária de Indústria e Comércio de Porto Calvo, Anelice Melo, junto a secretária do Meio Ambiente Cleópatra Soares e a coordenadora de Vigilância em Saúde, Adriana Leite, trouxeram o programa até o município com o intuito de atender melhor ao trabalhador do campo, adequando o projeto ao Programa de Saúde da família (PSF).
“A prefeitura quer incentivar a população a cuidar da saúde, conscientizar quanto a importância de exames como citologia para prevenir o câncer do colo de útero e o exame de sangue (PSA) preventivo para o câncer da próstata” diz Cleópatra Soares.
“Com a parceria, o SENAR trouxe toda a equipe, o laboratório, disponibilizou o material de coleta e irá entregar os resultados, e Porto Calvo, que nos recebeu muito bem, disponibilizou as enfermeiras, o pessoal de apoio, o local, almoço e lanche” explicou a presidente do SENAR, Andrea Almeida.
No evento, os participantes assistiram a palestras educativas, fizeram exames de detecção do câncer do colo do útero e da próstata. As mulheres tiveram acesso a um espaço beleza, onde puderam fazer cortes de cabelo, ganharam batom e esmalte, homens e mulheres receberam também a camisa do projeto.
O diretor da Confederação de Agricultura de Alagoas e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Carlos Espósito, referiu a importância de atender a comunidade rural porque essa parcela da população não vai com frequência a consultas médicas por estar distante dos centros urbanos, e acrescentou: “O evento nos deixou surpresos e muito alegres pela quantidade de homens, não esperávamos tantos, isso nos incentiva a trazer no próximo ano novos eventos como esse” concluiu Carlos.
“Não tenho condições de fazer exames particulares, então, vim fazer a citologia e ainda ganhei brinde, adorei, cada dia mais precisamos de saúde” relatou a paciente Luiza da Silva. Outro participante, Sebastião Leandro, enfatizou: “Foi o melhor evento de saúde que já participei”.
Segundo a Coordenadora da Atenção Básica, Silvana Marinho, os resultados dos exames serão divulgados assim que passarem por análise em um laboratório em Maceió e voltarem a Porto Calvo, e enfatiza: “Os resultados dos exames são sigilosos e ficarão comigo até serem entregues”. Os pacientes que apresentam alterações celulares serão encaminhados a tratamento pelos órgãos responsáveis.
Estavam presentes na ação o diretor da Confederação de Agricultura de Alagoas e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Carlos Espósito; a diretora do hospital municipal, Ana Ramalho; médico do município, Zeroni Ramalho; representante do prefeito, Zé Carlos Vasconcelos; Coordenadora da Atenção Básica, Silvana Marinho e funcionários da saúde; secretária de Indústria e Comércio, Anelice Melo; secretária do Meio Ambiente, Cleópatra Soares; e secretário de Transporte, José Bernardo Neto.
ASCOM PORTO CALVO