Povoado Birros recebe assistência social para atualização cadastral das comunidades quilombolas
A Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Central do Cadastro Único, iniciou um mutirão de atualização do Cadastro Único, com o objetivo de atender as diversas famílias que estão com dados desatualizados.
Na última terça-feira (18), a ação itinerante foi até o Povoado Birros onde cerca de 25 famílias tiveram seus dados atualizados.
A ação se faz necessária para garantir os direitos e acesso aos benefícios sociais, como tarifa social de energia elétrica, benefício de prestação continuada (BPC), Auxílio Brasil, autoindentificação de povos e comunidades tradicionais (quilombolas, pescadores, agricultores e terreiros), ampliando assim, o acesso a esses e outros serviços, que só podem ser garantidos se os beneficiários estiverem incluídos e atualizados no Cadastro Único.
Além disso, junto com a Equatorial Energia, houve a atualização cadastral da comunidade através da plataforma Somos, que garante a Tarifa Social de Energia Elétrica. Essa atualização faz parte de uma ação itinerante da Secretaria de Assistência Social que de forma conjunta com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAs) irá percorrer os bairros da cidade de Teotônio Vilela.
O objetivo dessa ação é manter atualizado o Cadastro Único das comunidades, garantido a permanência ou o acesso à Programas Sociais.
Para a Secretária de Assistência Social, Gizelda Lins, a atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados. “É preciso garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Isso deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças nas características da família ou mudança de domicílio”. No dia 25/10 a ação estará na Comunidade Abobreira.