Prefeito Cacau entrega residências reformadas pelo programa “Minha Casa Melhor”
No total, foram entregues 12 casas na Rua Santo Antônio e duas na Rua do Arame, ambas no bairro Poeira.
Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves
O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, entregou mais 14 residências das Ruas do Arame e Santo Antônio, no bairro Poeira, pelo programa Minha Casa Melhor. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira (30) e faz parte da programação dos 428 anos de fundação da cidade e 192 anos de nascimento de Deodoro da Fonseca.
No total, foram feitos reparos e manutenção em 14 residências, sendo 12 na Rua Santo Antônio e duas na Rua do Arame, ambas no bairro Poeira. O programa já realizou manutenção em 71 residências do município, sendo 35 na rua São Pedro, no Centro Histórico e Barro Vermelho, assim como a recente entrega de mais 36 casas na Rua São Geraldo, também no Bairro Poeira.
Após as fortes chuvas que afetaram o município em 2017, diversas casas, em todo município, ficaram bastante danificadas. Com isso, a Prefeitura iniciou o programa municipal “Minha Casa Melhor”, com o objetivo de garantir a segurança das famílias deodorenses e dar melhores condições de vida a população.
Para a seleção das casas, as equipes da Superintendência de Habitação realizam visitas para saber se as famílias estão dentro dos critérios de participação. O programa segue critérios como: se a casa é própria, mulher como chefe de família, ter idosos ou deficientes; e não ter a renda com mais de dois salários mínimos.
Após selecionar as residências é perguntado para os moradores quais são os reparos que eles elencam como prioridades. A partir daí, são passadas as informações para as equipes da Secretaria de Infraestrutura que irão dar início aos reparos das residências.
Marechal Deodoro autoriza início da segunda etapa de reurbanização da Orla Praia do Francês
Durante o segundo dia de comemorações de 428 anos de fundação da cidade e 192 anos de Deodoro da Fonseca, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, autorizou o início da segunda etapa de reurbanização da Orla Marítima da Praia do Francês. A ação aconteceu no Espaço Gourmet, na manhã desta terça-feira (30).
Antes mesmo da inauguração da Vila dos Pescadores, primeira etapa da obra, que acontece no próximo sábado (03), o prefeito Cacau já autorizou o início da segunda etapa da Orla da Praia do Francês. A segunda etapa conta com uma grande novidade do projeto: o Corredor Verde.
O Corredor Verde será uma grande praça que interliga diversas ruas da localidade, marcada por pousadas, pontos comerciais, bares e restaurantes. No local, os visitantes poderão passear, comprar lembrancinhas na feirinha do artesanato, se deslocar até suas hospedagens, tudo com mais conforto, tranquilidade e rapidez.
A iniciativa tem como objeto oferecer um ambiente aconchegante e em meio a natureza. O corredor verde inicia na Avenida dos Corais seguindo até a Rua Bongaivile, na Praia do Francês. Para isso, o prédio do antigo posto policial, que estava desativado, teve que ser demolido. Entretanto, o município montou um novo ponto de segurança para a região.
Além da revitalização da Vila dos Pescadores (primeira etapa), o projeto geral de reurbanização da Praia do Francês irá contemplar quadra de esporte, academia ao ar livre, playground para as crianças, quiosques, novos espaços para comercialização de artesanato e toda uma estrutura de acessibilidade para deficientes.
De acordo com o prefeito Cacau, a inciativa irá gerar mais emprego, renda e desenvolver o turismo local.
“É um momento importante para a Praia do Francês. Nós estamos gerando emprego e renda, e para isso, nós precisamos melhorar a estrutura física. Todo o projeto é bem pensado, para que a gente posso gerar oportunidade para o povo da cidade. Dessa forma a Prefeitura vem fortalecendo a geração de emprego e renda, trazendo para nosso povo mais dignidade e orgulho de ser deodorense”, afirmou.
CURSO DE MURO DE ARRIMO
Cumprindo a agenda de comemoração de aniversário da cidade, o prefeito Cláudio Filho Cacau, ainda participou da aula inaugural do Curso de Muro de Arrimo, uma iniciativa da Prefeitura de Marechal Deodoro junto a Taboada Incorporadora, em uma Parceria Público Privado (PPP). No total, 21 deodorenses iniciaram o curso, capacitando a mão de obra e gerando mais oportunidade de emprego e renda aos povo de Marechal Deodoro.