Prefeito Cacau inaugura sede da ARSAL ,acompanha adesivação de táxis e lança programa “Alimenta” Marechal Deodoro
A iniciativa contou com a presença do presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros, e deu início a programação da festa de comemoração dos 428 anos de fundação da cidade e 192 anos de Manuel Deodoro da Fonseca.
Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves
Um novo momento para o transporte público de Marechal Deodoro. O prefeito Cláudio Filho Cacau, junto do presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL), Ronaldo Medeiros, acompanhou a nova adesivação dos táxis deodorenses e inaugurou a unidade da Arsal no Município. A iniciativa foi realizada na manhã desta segunda-feira (29), na Praia do Francês.
Durante a ação, que deu início a programação da festa de comemoração dos 428 anos de fundação da cidade e 192 anos de Manuel Deodoro da Fonseca, dezenas de taxistas deodorenses puderam adesivar seus carros com uma nova plotagem. Além disso, a Arsal ganhou uma unidade municipal, que irá intensificar blitz de trânsito no município, como forma de coibir o transporte clandestino e irregular.
Na inauguração, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, falou da importância de se manter correto e com as documentações em dia. Ele conta que o reforço da Arsal tem o intuito de combater os transportes clandestinos, mas também fiscalizar os transportes de forma geral. Na ocasião, Cacau ainda disse priorizar um serviço de qualidade aos deodorenses e reafirmou seu compromisso com os taxistas.
“Eu estou aqui nesse cargo de prefeito para defender o pão do povo de Marechal. Quem vier de outros municípios querendo tirar ao pão do meu povo vai sentir a força do governo: coibindo, aplicando multa, porque eu estou aqui para defender vocês [deodorenses]. Eu estarei junto da SMTT e ARSAL em defesa do nosso povo. Juntos vamos fortalecer mais a nossa querida Marechal Deodoro e garantir aos deodorenses um serviço com mais dignidade e qualidade”, afirmou.
O presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros, destacou os esforços do prefeito Cacau em garantir ao povo deodorense um transporte público de qualidade.
“O prefeito já esteve na Arsal diversas vezes, tratando com seriedade o transporte público de Marechal Deodoro, não só para os motoristas das vans e dos taxis, mas principalmente para os usuários que o utilizam. Essa é a visão de um administrador, de um prefeito que tem preocupação com o povo da terra. Quando um prefeito se dispõe a ir para Rua para defender a categoria mostra sua preocupação com o povo. Marechal está de parabéns por ter um prefeito atuante”, destacou.
Durante a solenidade, Medeiros ainda garantiu que a unidade da Arsal no município, localizada no trevo da Praia do Francês, também se tornará um espaço de serviço, com retirada de guias, parcelamentos, entradas de processos, entre outras atividades.
MEIO AMBIENTE
Dando continuidade as ações de aniversário da cidade, o prefeito de Marechal Deodoro participou do plantio de mudas de árvores à beira do Rio Estiva, no Barro Vermelho, junto aos alunos do 9º ano da Escola Municipal Joviniano de Almeida Rodas. No local, foram plantadas árvores de grande porte, a exemplo de Ipê Rosa e Amarela, Sabonete e Oito. A ação teve como objetivo recuperar a área degradada em volta do rio.
O vice-prefeito do município, Walter Avelino, também participou da ação.
Marechal 428 anos: Prefeito Cacau lança programa “Alimenta Marechal” que beneficia agricultores deodorenses
Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves
O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, lançou o programa Alimenta Marechal, que visa beneficiar 48 agricultores familiares do município. O evento faz parte da programação dos 428 anos de Fundação de Marechal Deodoro e dos 192 anos do nascimento de Deodoro da Fonseca. A solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira (29).
Os agricultores deodorenses ganharam da Prefeitura de Marechal Deodoro um espaço fixo para produzir os alimentos que serão comprados pelo município. No total, foi arrendado 50 hectares de terra para o plantio, que visa beneficiar cerca de 150 agricultores deodorenses. O espaço fica localizado na Fazenda Caípe, região
Para o secretário de Meio Ambiente, Saneamento, Pesca, Agricultura e Aquicultura, Mateus Gonzalez, este é o primeiro passo para o desenvolvimento da agricultura familiar no município. “O Alimenta Marechal não vai só beneficiar a esses 48 agricultores que hoje estão aqui, mas sim todo o pequeno agricultor de Marechal Deodoro. Além disso, com esses 50 hectares que foram arrendados irá beneficiar no total 150 agricultores. Não é só dar a terra ao agricultor, nós temos que capacitá-los também, e isso será feito nos próximos passos”, expôs o secretário.
Para o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, o programa visa trazer renda para as famílias deodorenses.
“O programa Alimenta Marechal muda a vida das pessoas e traz renda para as famílias deodorenses. Existe uma Lei Federal que exige que a gestão municipal compre pelo menos 30% da alimentação da agricultura familiar, e isso não era feito antes no município. E assim que assumimos a gestão, fizemos um chamamento público para comprar. Com isso, nós destinamos R$ 1 milhão de reais para este programa, e agora vocês vão sustentar a família de vocês com dignidade, estamos iniciando com 48 famílias, mas nossa meta é ampliar para 150 deodorenses”, afirmou o prefeito.
Recuperação da Mata Ciliar
Ainda como parte das comemorações dos 428 anos de Fundação de Marechal Deodoro e dos 192 anos do nascimento de Deodoro da Fonseca, foi realizado o programa de recuperação da Mata Ciliar, com os alunos do 9º da Escola Municipal Joviniano Rodas.
O programa visa recuperar a mata ciliar com o plantio de 250 mil mudas em dois anos. E para que isso aconteça serão plantadas mudas de grande porte, a exemplo das árvores, oiti, sabonete, ipê rosa e ipê amarelo.
Marechal 428 anos: Prefeito Cacau autoriza reforma da UBS, inaugura poço artesiano e anuncia transporte público para moradores da Tuquanduba
Caixa de entrada
|
x |
|
seg, 29 de jul 18:42 (há 18 horas)
|
|||
|
Na comunidade, o prefeito Cacau também inaugurou um poço artesiano e anunciou o transporte público gratuito para os moradores do local.
Texto: Antônio Carlos Souto e Sthefane Ferreira | Fotos: Wellington Alves
“Compromisso e respeito com o povo de Marechal”. Com essa frase, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, deu a ordem de serviço para a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Tuquanduba, na tarde desta segunda-feira (29), Cumprindo a programação de aniversário de 428 anos de fundação da cidade e 192 anos de nascimento de Deodoro da Fonseca. Na comunidade, o prefeito Cacau também inaugurou um poço artesiano e anunciou o transporte público gratuito para os moradores do local.
A iniciativa tem como objetivo dar mais dignidade e respeito ao povo deodorense, dando mais condições para que a população possa cuidar da saúde.
O prefeito Cacau também anunciou que, em um acordo com a Associação dos Motoristas de Transporte Complementar de Marechal Deodoro, os motoristas, a partir de agora, irão levar todos os moradores até a comunidade sem pagar nenhuma taxa adicional. A iniciativa é um pleito antigo da comunidade que sofria com a falta de acessibilidade por parte dos transportes públicos.
Na oportunidade, os moradores também puderam contar com a inauguração da perfuração de um poço artesiano na comunidade, que irá trazer mais água e dar mais dignidade as famílias do local.
O prefeito Cacau falou do compromisso firmado com a população e garantiu outros feitos para os moradores da Tuquanduba.
“Nós vamos iniciar essa obra da UBS, fizemos um poço artesiano e com isso vamos amenizar a falta de água dos moradores da Tuquanduba e isso é compromisso e respeito com o povo de Marechal. Esse posto atende mais de 3 mil usuários que agora terão toda a estrutura necessária, com conforto e qualidade. Vocês que moram aqui sabem a dificuldade de quem mora no Povoado Manguinho e vamos iniciar a obra nos próximos dias, uma obra que é muito sonhada por todos os moradores da comunidade”, afirmou o prefeito.