Prefeito Dalminho assina termo de cooperação do município de Belo Monte ao programa Rural Legal do TJAL

Prefeito Dalminho assina termo de cooperação do município de Belo Monte ao programa Rural Legal do TJAL

O prefeito de Belo Monte, Dalminho, esteve nesta quinta-feira, 15, na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas, para assinar o termo de cooperação do município ao programa Rural Legal. A assinatura do termo de cooperação contou com a participação do presidente em exercício do TJAL, desembargador Carlos Cavalcanti e do coordenador do programa Moradia Legal e Rural Legal, desembargador Márcio Roberto Tenório.

“Assinei, ao lado do presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Carlos Cavalcanti, o termo de cooperação para a realização do Programa Rural Legal. Essa iniciativa representa um avanço histórico, trazendo uma inovação no fluxo do programa e permitindo que o nosso município participe diretamente de todas as etapas da regularização fundiária rural”, publicou o prefeito Dalminho em suas redes sociais.

A reunião marcou uma inovação importante no fluxo do programa, permitindo que os próprios municípios possam formalizar o interesse e participar diretamente de todas as etapas da regularização fundiária rural. A expectativa é de crescimento no número de títulos entregues. Atualmente, o programa já soma cerca de 5 mil títulos, com a possibilidade de ultrapassar 10 mil até o fim da atual gestão do Tribunal de Justiça.

A regularização dos imóveis rurais contará com a atuação do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral). Equipes técnicas do Iteral irão a campo para identificar as famílias que se enquadram nos critérios do programa e realizar a medição das propriedades, limitadas a até 50 hectares. Feito isso, toda a documentação é analisada pelo Iteral e estando correta, segue para o cartório, com as assinaturas necessárias para regularização.

Cerca de 80% da população de Belo Monte vive na zona rural, o que torna o programa essencial para o desenvolvimento social e econômico. “Esse programa vai trazer dignidade, acesso a crédito, regularização das terras e mais oportunidades para que o nosso povo produza e gere riqueza”, acrescentou o prefeito Dalminho. Com uma extensão territorial de 334,8 km², Belo Monte reforça seu compromisso com as famílias do campo.

Fonte: Assessoria