Prefeito de Belo Monte, Val Santana, busca recursos em Brasília Belo Monte
Dia bastante movimentado em Brasília. Prefeitos alagoanos fizeram verdadeira peregrinação a capital federal nesta quarta-feira, 15 em busca de recursos para enfrentar a crise e principalmente ajuda para amenizar os efeitos de seis anos de estiagem que castiga a região.
O prefeito de Belo Monte, Val Santana, também esteve em suas andanças entre ministérios e gabinetes de senadores e deputados federais. Para Val, o saldo foi bastante positivo, e em seu retorno à Alagoas trás consigo emendas em diversas áreas.
Com o deputado federal Nivaldo Albuquerque conseguiu uma emenda individual genérica do orçamento geral da união de 2017 no valor de 200 mil reais via ministério da ciência, tecnologia, inovação e comunicação para projetos voltados para os jovens de Belo Monte. Ainda com Nivaldo conseguiu 500 mil reais para a pasta da saúde, onde indicará em que objeto será empregado.
Sistema de Abastecimento de água.Também por emenda individual genérica do orçamento geral da união por meio do desenvolvimento social e agrário ficou garantido mais 450 mil para indicação via Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal, o Sinconv, que é um mecanismo que visa aumentar a transparência e aperfeiçoar o monitoramento das transferências voluntárias da União.
No ministério da integração nacional ouviu do secretário nacional de recursos hídricos e irrigação, o também alagoano Ricardinho Santa Ritta que em meados de março, também via Sinconv, o tão almejado projeto do sistema de abastecimento de água terá um aporte de 500 mil para execução do projeto físico, de base, tendo que buscar mais recursos futuramente para a segunda fase.
Em conjunto com o governador de Alagoas Renan Filho, Marx também se comprometeu no esforço para asfaltar o acesso a Belo Monte via município de Batalha, sonho antigo do povo belo-montense.Do ministro do turismo, Marx Beltrão, ouviu o seu comprometimento com a articulação para a aprovação dos projetos do município quando forem abertas as inscrições para eventos nos municípios. Também haverá inscrições para obras e esportes com recursos do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Na audiência com o senador Renan Calheiros foi informado do Programa Vendas em Balcão de Milho, permite o acesso de criadores e de agroindústrias de pequeno porte aos estoques públicos do produto, por meio de vendas diretas e a preços de mercado. A região nordeste será beneficiada com a oferta de 200 mil toneladas neste sistema.
ASCOM BELO MONTE