Prefeito Jorge Galvão assina no TJ adesão do município de Jundiá ao programa Moradia Legal Administrativa
O prefeito de Jundiá, Jorge Galvão, participou nesta quarta-feira, 22, no Tribunal de Justiça da assinatura do termo de cooperação técnica do município ao programa Moradia Legal. A solenidade contou com a participação do desembargador Fernando Tourinho, presidente do TJ, do desembargador Carlos Cavalcanti, coordenador do Moradia Legal, desembargadores e prefeitos de outros municípios que também assinaram o termo de cooperação.
Jorge Galvão ressaltou a importância dessa parceria com o Judiciário para levar o programa ao município. “Essa parceria é muito importante, principalmente em Jundiá, onde 90% das casas não são regularizadas e a gente sabe o custo para regularizar, sem essa parceria não seria possível. Então essa iniciativa do Tribunal de Justiça hoje à frente pelo desembargador-presidente Fernando Tourinho, tem um olhar especial para o nosso município”, afirmou.
De acordo com o prefeito, a ação deve começar pelos conjuntos que tem as pessoas mais humildes morando. “Por uma questão financeira mesmo, mas a gente tende a abranger quase que a cidade toda, como falei anteriormente 90% das pessoas não tem registro nem escritura”, acrescentou. Jorge Galvão ressaltou ainda que a parceria estimula o crescimento da economia no município por conta da regularização dos imóveis sem registro.
“Com a casa regularizada, com o imóvel regularizado, a pessoa pode se habilitar junto à Caixa Econômica, ao Banco do Brasil, com a instituição privada para conseguir crédito ou financiamento e utilizar o dinheiro dentro do próprio município, isso é importantíssimo”, completou o prefeito.
Sexta etapa
O Moradia Legal está em sua sexta etapa e durante esse tempo, 40 mil títulos de propriedade já foram entregues para a população mais necessitada de diversos municípios alagoanos, totalizando cerca de 200 mil pessoas beneficiadas que receberam o título da sua casa sem custos, de forma totalmente gratuita e conta com a parceria da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).