Prefeito Jorge Galvão representa a AMA no encerramento do curso da USP para diretores escolares de 10 municípios Educação
O prefeito de Jundiá, Jorge Galvão, participou e representou e representou os prefeitos, nesta terça-feira, 31, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) do encerramento do curso da recém lançada Base Nacional Comum de Competência do Diretor Escolar (BNC Diretor Escolar) promovido pela entidade por meio de uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Jundiá esteve entre os dez municípios selecionados em Alagoas para participar do curso.
Jorge Galvão em suas redes sociais comentou sobre a importância do curso. “Pessoal, hoje [terça] estive na @amaalagoas prestigiando o encerramento do curso “A BNC das Competências dos Diretores Escolares”, que teve o objetivo de qualificar os diretores e coordenadores participantes. O curso foi ministrado pela USP e Jundiá esteve entre os 10 municípios selecionados aqui em Alagoas. Na ocasião nossa equipe também recebeu os certificados. Tenho certeza que todos estão ainda mais preparados para desenvolver o trabalho na Educação de Jundiá com maestria!”.
A secretária municipal de Educação, Renan Pereira, também participou do evento e agradeceu ao prefeito Jorge Galvão pelo apoio que tem sido dado para o setor educacional do município. Para ela, a qualificação dos profissionais resulta em ‘diretores cada vez mais qualificados e faz com que a educação do município tenha novos avanços’. Ao final do curso, os participantes receberam o certificado de participação, que foi entregue por um representante da USP.
A BNC Diretor Escolar
A recém-lançada Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC Diretor Escolar) orienta os gestores educacionais sobre 10 competências gerais, desdobradas em 17 competências específicas, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2021 e que ainda estão em processo de homologação pelo Ministério da Educação (MEC). Entre as principais competências que todo diretor escolar deve desenvolver estão:
Cuidar das finanças da escola e prestar contas à comunidade; conhecer a legislação e as normas da Secretaria de Educação do município e do estado para reivindicar ações; identificar as necessidades da instituição e buscar soluções junto às comunidades interna e externa e à Secretaria de Educação municipal e estadual; prezar pelo bom relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente agradável e manter a escola limpa e organizada e garantir a integridade física do espaço, tanto na manutenção dos ambientes quanto dos objetos e equipamentos.
Bem como: conduzir a elaboração do Projeto Político Pedagógico, mobilizando toda comunidade escolar e garantindo que o processo seja democrático até o fim; acompanhar o cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos, assim como ser parceiro do coordenador pedagógico nessa etapa; incentivar e apoiar a implantação de projetos e iniciativas inovadoras, provendo o material e o espaço necessários para seu desenvolvimento; gerenciar e articular o trabalho de professores, coordenadores, orientadores e funcionários e manter a comunicação com os pais e atendê-los quando necessário.
Fonte – Correio dos Municípios