Prefeito recebe licença do IMA da ponte do Patia Municípios
O prefeito de Porto Calvo, Ormindo de Mendonça Uchôa, recebeu em mãos a licença referente a regularização da obra da ponte do Patia. O documento emitido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) foi entregue ao gestor pela secretária municipal de Meio Ambiente, Cleópatra Soares, na manhã desta terça-feira (3). A autorização foi expedida pelo órgão ambiental no último dia 27 de abril.
O prefeito Ormindo Uchôa comentou sobre a obra. “Vai trazer desenvolvimento para o município e melhorar as condições de locomoção das pessoas”, ressaltou. De acordo com a secretária municipal de Infraestrutura, Raquel Silva, a expectativa é que a obra seja concluída até o fim de junho deste ano.
A ponte de concreto armada com extensão total de 35m, localizada sobre o Rio Comandatuba ligará o anel viário, no Patia, com a Rodovia AL – 465. A obra visa também contribuir em aprimorar a mobilidade urbana do histórico município do Litoral Norte.
A obra é um anseio antigo da população portocalvense. O fluxo de veículos ficou interditado na localidade onde será erguida a ponte por mais de dez anos. A licença ambiental emitida pelo Instituto do Meio Ambiente tem validade até 27 de abril de 2018.
Projeto em Porto Calvo oferece diversos cursos gratuitos à população
Interessados devem levar CPF, identidade, comprovante de residência e o número do NIS ao CRAS ou ao JÁ do município.
Nesta segunda e terça- feira, 02 e 03, portocalvenses iniciaram participação em diversos cursos oferecidos pela prefeitura de Porto Calvo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. O objetivo do projeto é levar capacitação e oportunidades de geração de renda às pessoas, em especial a população rural e em situação de vulnerabilidade social.
Para fazer a inscrição é necessário que o interessado leve ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou a Central de Atendimento ao Cidadão- Já o CPF, identidade, comprovante de residência e o número do NIS.
Nesta terça (3) foi iniciado o curso de Bolos e Tortas no CRAS, no bairro de Manganzala. As inscrições superaram a expectativa de 17 inscritos, chegando a obter 30 alunos. Segundo a supervisora do SENAR, Vilma Rodrigues, ao total, serão ministradas três aulas de 8h de duração, cada.
E na segunda-feira (2) foram iniciadas as aulas de Filé, com 14 participantes, na antiga Secretaria de Educação, Centro, e serão finalizadas na sexta (6). O Filé é uma renda tipicamente alagoana, mais precisamente do bairro do Pontal da Barra, transmitida de geração a geração, há mais de 200 anos. É um artesanato totalmente feito a mão, em fio de algodão, bem aceito em todo território nacional e internacional.
Segundo a representante do SENAR, Solange Clemente, o objetivo das aulas é capacitar os alunos a fazer o bordado. Para que o Filé produzido tenha o selo de autenticidade Alagoano o SENAR fez parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
“Estou gostando muito do curso, já aprendi a fazer a renda. Agradeço muito a iniciativa do nosso prefeito Ormindo Uchôa e do SENAR porque poderei realizar meu objetivo de comercializar” diz uma da alunas, Edleuza da Silva.
A secretária de Assistência Social, Alba Mendonça, informou que cursos como Pintura e Tecido, Informática básica, Sabonetes artesanais e Vestimenta básica serão ofertados até o mês de junho.