Prefeitos participam da reunião de apresentação da PMI dos Resíduos Sólidos do CONISUL Meio ambiente
A empresa Marquise S.A apresentou a prefeitos, secretários e técnicos a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para o desenvolvimento de estudos e projetos para prestação dos serviços de transbordo, tratamento e disposição final dos Resíduos Sólidos urbanos dos municípios consorciados do CONISUL.
Na oportunidade, o presidente do CONISUL, Marcius Beltrão, ressaltou a importância da celeridade no processo de aprovação da Política Intermunicipal de Resíduos Sólidos, com o objetivo de evitar o pagamento de multas por parte das prefeituras, além da responsabilização judicial para os prefeitos.
Presente na reunião, Alexandre Ayres, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), garantiu que o Governo do Estado vai entrar com contrapartidas para ajudar a financiar o custeio das despesas relacionadas a gestão dos resíduos, proposta que está em análise na secretaria. O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, também esteve presente na reunião e afirmou que os prefeitos estão empenhados em agilizar o processo de Resíduos Sólidos e o consórcio está auxiliando.
O diretor geral da empresa, Hugo Nery, apresentou os resultados do estudo, que analisou aspectos como volume de resíduos produzidos, separação e triagem simples e completa, traslado e área de criação estratégica do aterro sanitário.
A proposta segue para análise do Conselho Gestor. Após essa etapa, se aprovado, será publicado o edital de licitação para modalidade de Parceria Público Privada (PPP). O Conselho aguarda a apresentação do projeto da segunda empresa que também manifestou interesse em participar do processo.