Prefeitura amplia locais para teste de Covid-19 Arapiraca
Para minimizar a aglomeração de pessoas que procuram atendimento na Unidade Sentinela de Arapiraca, a prefeitura resolveu ampliar os locais que realizam testes rápidos. Desde a última segunda-feira (25), o 5° Centro de Saúde, localizado no centro de Arapiraca também está funcionando como Centro de Testagem, para diagnosticar casos confirmados de coronavírus.
A ação é necessária devido o aumento no número de casos suspeitos e confirmados e que acaba gerando um volume maior de atendimentos na Unidade Sentinela.
Além da Unidade Sentinela e do 5º Centro, novas Unidades Básicas de Saúde também estão sendo preparadas para que o serviço de testagem rápida seja descentralizado, evitando aglomerações e minimizando a proliferação do vírus.
É importante informar que os casos em que a testagem é necessária são os de pacientes que já passaram previamente por triagem. A consulta médica é importante antes do teste, pois possibilita identificar a quantidade exata de dias em que o paciente apresenta os sintomas. Vá ressaltar que o ministério preconiza que os testes rápidos apenas sejam realizados após 10 dias de sintomas, para evitar resultados falsos-negativos.
“O morador de Arapiraca que estiver apresentando sintomas da doença não precisa procurar a Unidade Sentinela, ele pode ir diretamente a sua Unidade Basica de Saúde, lembrando das medidas de prevenção, pois estas já estão preparadas para atender os casos”, disse a superintendente de Atenção à Saúde, Rafaela Albuquerque.
A descentralização dos serviços de triagem e testagem são necessárias para desafogar o fluxo de pessoas na Unidade Sentinela, que tem registrado Uma média de 230 atendimentos por dia.
UNIDADE SENTINELA JÁ TESTOU MAIS DE 1600 PESSOAS PARA COVID-19 EM ARAPIRACA
Estruturada para atender os casos suspeitos ou confirmados de coronavírus em Arapiraca, a Unidade Sentinela da Prefeitura, que funciona no prédio do 3º Centro de Saúde, bairro Santa Edwiges, já realizou mais de 2 mil e 500 atendimentos, desde a sua abertura, na segunda quinzena de março, e testou mais de 1.600 pessoas para Covid-19, no Centro de Testagem.
O atendimento na Unidade Sentinela acontece durante toda a semana, com equipes de plantão trabalhando 24 horas por dia. São médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e serviços gerais prestam o serviço na unidade.
O espaço funciona com salas de estabilização; coleta de material para análise laboratorial; consultório consultório médico; salas de triagem e administração de medicamentos; além do Centro de Testagem, estruturado na área externa do 3º Centro.
“A Unidade Sentinela está equipada para acolher e estabilizar os pacientes e, em caso de necessidade de internação, a unidade entra em contato com a regulação do Governo do Estado, responsável pela oferta de leitos no município”, afirmou o farmacêutico José Abelardo Rocha Silva Filho, gerente da Unidade Sentinela.
Enquanto a Unidade Sentinela atende de domingo a domingo, às 24 horas, o Centro de Testagem funciona das 7h às 17h, também durante toda a semana. O gerente explica que o paciente encaminhado pela Unidade Básica de Saúde já é direcionado para a testagem. Já quem busca o serviço direto na Unidade Sentinela, recebe primeiro o atendimento médico, antes de ser encaminhado para o teste rápido, caso apresente algum dos sintomas relacionados ao vírus.
“Com a aquisição de 10 mil testes rápidos pela Prefeitura, o Município passa a ampliar ainda mais a assistência à população, que tem procurado o serviço”, completou o gerente.
Boletim Epidemiológico
Até o último boletim apresentado pela Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta terça-feira (26), o Município registrou um aumento de mais 63 novos casos de coronavírus. Já são 358 casos confirmados, 678 em investigação, 12 óbitos e 110 casos recuperados. Para evitar a propagação do vírus, a população deve continuar seguindo as orientações dos órgãos de saúde, quanto ao isolamento social, uso de máscara e medidas de higiene.