Prefeitura de Anadia não realizará carnaval e reativa conselho de educação Administrativa
Levando em consideração as dívidas deixadas pelo ex-gestor, o prefeito Celino Rocha, em consenso com a sua equipe, optou em priorizar o pagamento da folha salarial e não realizar Carnaval em Anadia. No último dia 10, o prefeito autorizou o pagamento do 13º salário deixado em aberto pelo ex-gestor. “Houve um direcionamento feito pela gestão anterior, que priorizou o pagamento de fornecedores, e apenas uma pequena parcela de servidores recebeu os proventos do último mês do ano. Mas, mesmo com toda dificuldade, fizemos um remanejamento das contas e garantimos a liberação de cerca de R$130mil, referente a este pagamento”, explicou a secretária de finanças, Josivane Santos.
Já nesta quinta-feira (23), a prefeitura liberou os salários referente ao mês de fevereiro. Anunciado anteriormente para o dia 24, desde as primeiras horas desta manhã, os servidores efetivos, comissionados e contratados, puderam se dirigir às agências bancárias para sacar seus vencimentos. “O prefeito defende que uma das marcas da sua gestão, será o pagamento dos salários do funcionalismo dentro do mês trabalhado. Na categoria da educação, os funcionários receberam seus proventos acrescidos do 1/3 de férias, já na Saúde, o salário dos servidores lotados no quadro do Hospital, Vigilância Sanitária e PSF´s, ainda não caiu, devido ao não repasse de recursos do Governo Federal. Mas, assim que for creditado nas contas do município, realizaremos imediatamente ”, pontuou a secretária.
O prefeito destacou que compreende a importância do momento festivo para a população, entretanto, afirma que o município não dispõe de verba extra para a realização do carnaval. “Optamos pela coerência e responsabilidade e, infelizmente, será necessário sacrificar umas coisas para preservar e garantir outras. Nesse sentido, priorizamos pagar o salário dos servidores e honrar o compromisso com o funcionalismo público de Anadia”, defendeu.
O gestor também reiterou que todos os esforços foram feitos para a quitação do 13º deixado pela gestão passada, “Entendemos que o salário é algo sagrado e vamos continuar nos esforçando para manter o pagamento dentro do prazo legal. Mesmo não realizando o Carnaval, os funcionários municipais vão poder aproveitar a folia de momo com dinheiro no bolso”, concluiu Celino Rocha.
Município de Anadia reativa Conselho Municipal de Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente
Em consenso com os demais integrantes, vice-prefeito, Dr. Fernando Pedrosa, foi eleito secretário executivo dos órgãos
Visando garantir a gestão democrática da educação e um ensino de qualidade no município, uma comissão composta de 16 pessoas, sendo três do poder executivo (1 representante da administração e 2 da educação); três do poder legislativo (1 vereador e 2 funcionários da câmara); três dos trabalhadores (sendo 2 do sindicato – um dos professores e outro dos técnico administrativo) e um dos conselhos escolares (representando os diretores escolares); além de três pessoas da sociedade civil organizada, foi reativado o Conselho Municipal de Educação de Anadia.
Assumindo o posto de secretário executivo, o vice-prefeito, Dr. Fernando Pedrosa, explica que o CME é um órgão representativo da comunidade com funções propositiva, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora, deliberativa e normativa. “O Conselho trabalha como mediador entre a Sociedade Civil e o Poder Municipal na discussão, elaboração e implementação das políticas municipais de educação.Portanto, agora que assumimos esse pleito, nos comprometemos em lutar para que o Conselho siga adiante e possa trazer benefícios a todos os envolvidos na educação municipal” defendeu.
O vice-prefeito também destacou a reativação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, que é um órgão deliberativo e controlador de políticas públicas que visa garantir às crianças e adolescentes todos os seus direitos previstos em lei. “O CMDCA tem como objetivo, o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, acompanhando e dando subsídios a entidades comunitárias e filantrópicas do município que trabalham para este fim”, explicou.
Após sua reativação, o Conselho Municipal de Educação ficou composto da seguinte forma:
Representantes do Poder Executivo
Titular: – GIVANILDA SOARES CERQUEIRA SANTOS
Suplente :- MARIA DAS DORES DE LIMA PALMEIRA
Titular: – JOSE DOMINGOS FERREIRA
Suplente: – ANA EMILIA ROCHA FONSECA MATA FALCÃO
Titular – JOSE FRANCISCO VIEIRA BRAGA
Suplente – MARIA JOSE DE SOUZA VILELA
Representantes dos Trabalhadores
Titular – SERISE MARIA CAMPOS MARQUES BARBOSA
Suplente – CICERO BARTOLOMEU DOS SANTOS
Titular – ALESSANDRO NA TONIO DE JESUS
Suplente – MARIA DE LOURDES DA SILVA TEIXEIRA
Titular – EDINEUZA DA FONSECA GOMES
Suplente – EDLA MARIA QUINTELA CAVALCANTE ROCHA
Representantes da Sociedade Civil Organizada
Titular – LUIS CARLOS CORDEIRO DE MASCARENHAS
Suplente – HUMBERTO JORGE
Titular -RINALDO ROCHA ALBUQUERQUE LIMA
Suplente -JOSE MACIEL DOS SANTOS SOUZA
Titular- MARIA TATIANE SANTOS SOUZA
Suplente -JOAO DA ROCHA COSTA
Já o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente conta com os seguintes membros:
Poder Executivo
Assistência Social
Titular – MARIA DA PIEDADE WANDERLEY DE CASTRO
Suplente – OZIANA OZANDO
Saúde
Titular – LUIS GOMES
Suplente – ANTONIO GOMES DE OLIVEIRA
Educação
Titular – QUITERIA WANDERLEY DE CASTRO ROCHA
Suplente – CICERA MARQUES DA COSTA SOUZA
Administração
Titular – JOSE FRANCISCO VIEIRA BRAGA
Suplente – TAMARA KLEA DE OLIVEIRA FIDELIS
Sociedade Civil Organizada
Instituto Nova Jerusalém
Titular – FABIO SOUZA RODRIGUES
Suplente –JOSE DENIS CORREIA DOS SANTOS
Associação Mãos Que Ajudam
Titular – MARIA APARECIDA TENORIO DE MASCARENHAS
Suplente –JAQUELINE SOUZA SANTOS
Sindicato dos Funcionários Municipais de Anadia
Titular –ALESSANDRO ANTONIO DE JESUS
Suplente – JOSE VIEIRA FILHO
Associações
Moradores da Chã da Mangabeira – AMAURI MESSIAS BARBOSA
Deficientes Físicos de Anadia – EDNALDO DA SILVA TIGRE
Elaine Rafaella – Rafafá
Assessoria de Comunicação