Prefeitura de Coruripe inicia oficinas do Plano de Ação para implantar a Coleta Seletiva no município Coruripe
Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda
A Prefeitura de Coruripe iniciou o Plano de Implantação da Coleta Seletiva no município. A primeira oficina, realizada pela equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), aconteceu nessa quarta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
A capacitação, que teve como tema a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Infraestrutura, Assistência Social, Comunicação e Limpeza Pública. Além de representantes da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis São José (Ascamare), do Sebrae e do Instituto Jogue Limpo, teve como objetivo traçar estratégias para implantar a coleta seletiva, reestruturando o trabalho da Acamare.
“A Semarh vem fazendo um trabalho em vários municípios de implantação e reestruturação da coleta seletiva, e Coruripe está à frente de muitas cidades porque que tem uma associação estruturada e funcionando. Porém, é importante planejar, ajustar e reorganizar para que a coleta seletiva alcance todo o município e a sociedade entenda a importância e participe”, destacou Patrícia Gomes de Melo, técnica da Semarh.
Luana Spotorno, secretária municipal de Meio Ambiente, frisou a relevância da capacitação para destrinchar as estratégias a seguir. “Essa capacitação será um norte para nossas futuras ações no que diz respeito à coleta seletiva, a partir do que foi discutido traçaremos as estratégias que serão implantadas pela gestão para melhorar e dar mais visibilidade a esse trabalho”.
José Barrerito, presidente da Ascamare, falou sobre a importância das parcerias. “A integração das secretarias será um passo muito importante para a coleta seletiva avançar em Coruripe. Ficamos felizes por saber que não estamos sós e que tudo que está sendo feito será valioso para melhorar o meio ambiente e gerar renda para nossas famílias”.
Parceria com o Instituto Jogue Limpo
Após a oficina, o grupo visitou a sede da Ascamare, junto com o prefeito Marcelo Beltrão, onde foi instalado um coletor de ebalgens de óleo lubrificante, o primeiro do município, uma parceria com o Instituto Jogue Limpo.
O objetivo da instalação deste equipamento na Associação dos Catadores é garantir que a logistica reversa desse material ocorra no município, dando a destinação correta destas embalagens.
O prefeito Marcelo Beltrão destacou que os resultados produzidos pela Ascamare são nítidos e precisam ser incentivados.
“A prefeitura já é parceira da Ascamare, e hoje conversamos e buscamos ideias para fortalecer e ampliar essa parceria, além de buscar novas. São 13 famílias que sobrevivem da renda gerada pela associação, isso é extraordinário e precisamos incentivar e trabalhar dentro da legislação para que a Ascamare seja exemplo e gere a cada dia mais resultados. Gostaria de parabenizar aos catadores pelo importante papel desempenhado no município e dizer que podem contar com a nossa gestão para viabilizar políticas públicas que melhor atendam a classe”, garantiu o gestor.
—