Prefeitura de Coruripe inicia projeto de reordenamento dos destinos turísticos do município Coruripe
Pontal de Coruripe foi o local escolhido para o projeto piloto. Construção de Food Park, recuperação do Farol, intervenções em praças, reordenamento da faixa de areia e criação de espaços instagramáveis estão entre as ações desenvolvidas no projeto
O Pontal de Coruripe é um dos principais destinos turísticos do Litoral Sul de Alagoas. Sua beleza é sem igual, contemplada com uma formação de arrecifes que, na maré baixa, propicia aos turistas uma piscina natural de águas mornas e cristalinas. Aqui também tem um povo acolhedor, responsável por moldar formas com a palha do Ouricuri. E a culinária?!! É de dar água na boca só de imaginar. Também tem o famoso Farol que ajuda a compor o cenário de um dos mais belos entardeceres da região.
Para deixar a localidade mais aprazível para receber os turistas que aqui frequentam, uma verdadeira força-tarefa se uniu para transformar o Pontal de Coruripe. A ação faz parte do projeto de reordenamento dos destinos turísticos do município de Coruripe, iniciado pela Prefeitura. O reordenamento contempla várias áreas, desde infraestrutura, passando por abastecimento de água, melhorias no trânsito e lugares instagramáveis, e iniciou em dezembro. O projeto é um piloto, que iniciou pelo Pontal de Coruripe e vai alcançar outros destinos turísticos do município.
“O reordenamento, a urbanização de todo o Pontal de Coruripe é um projeto piloto que vai alcançar todos os locais que possuem potencial turístico. Acima de tudo, além de construir equipamentos, criar pontos turísticos e instagramáveis para os turistas e moradores, queremos que o Pontal seja atrativo e que tenha um papel de conscientização para os que sobrevivem do turismo e, como consequência, os moradores. Vamos usar o turismo como fonte de geração de emprego e renda. O reordenamento, a requalificação, vai transformar o Pontal de Coruripe em um ambiente atrativo para todos”, explicou o prefeito Marcelo Beltrão.
O destino Pontal de Coruripe vai ganhar um Food Park, o primeiro do interior construído e mantido totalmente pelo poder público. Todas as suas praças vão sofrer intervenções. O famoso Farol também será recuperado, o que vai contribuir com o cartão postal. Além de ganhar dois acessos à praia totalmente instagramáveis e a modernização do terminal turístico. Essas são apenas algumas das intervenções que a localidade vai receber.
A primeira-dama do município, Lilli Beltrão, está coordenando o projeto e tem uma história de vida marcante com a comunidade do Pontal, já que seu pai foi um dos primeiros veranistas da região a adquirir um imóvel na praia.
“Sempre tive o sonho de ver Coruripe crescer e ser um grande destino turístico, porque sei que o turismo oportuniza geração de emprego e renda para população, melhorando assim, a qualidade de vida de todos. O Pontal é um local que frequento desde criança, meu pai descobriu o Pontal nos anos 70 e foi no Pontal que conheci Marcelo. Este tempo todo não teve o desenvolvimento que merecia e é o local mais visitado do nosso município. Então estamos começando por ele e ouvindo a própria população. Tenho certeza que com tudo isso sendo realizado, iremos propiciar aos nossos visitantes uma estadia inesquecível”, enfatizou.
A construção do Food Park em antigo terreno da Prefeitura já está em fase final. O espaço abrigará as pessoas que comercializam alimentos em trailers espalhados pelas ruas da comunidade. O espaço terá paisagismo, banheiros, palco para apresentações artísticas, mesas, entre outros atrativos.
Instagramáveis
O projeto de reordenamento do Pontal de Coruripe terá novidades, dois atrativos para os que visitam e moradores. Seguindo o que diversas cidades turísticas do Brasil estão implantando, como forma de divulgação espontânea, dois acessos à praia serão transformados em áreas Instagramáveis: O Beco do Amor e Beco do Pontal. Esses serão totalmente reformados e se tornaram mais dois atrativos.
O reordenamento também conta com a recuperação do Farol; reorganização da faixa de praia com identificação dos ambulantes; intervenções nas praças; sinalização turística; ações de conscientização de limpeza das praias, animais de grande porte soltos nas ruas; estacionamentos para veículos de grande porte, entre outros.