Prefeitura de Coruripe lança COGNVOX 2024 e apresenta os excelentes resultados alcançados em 2023 com a plataforma Coruripe
A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria da Educação (Semed), lançou nesta sexta-feira (26), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Programa de Desenvolvimento Cognitivo COGNVOX 2024. O município foi o primeiro do Brasil a implantar a plataforma desenvolvida pela COGNVOX para atender estudantes neurodivergentes na rede pública municipal de ensino, e devido aos excelentes resultados alcançados o programa foi ampliado e passará a atender todas as escolas municipais e impactará mais de 400 estudantes.
O encontro proporcionou também um momento especial e inclusivo com os pais dos alunos que fazem parte do Programa de Desenvolvimento Cognitivo COGNVOX, demonstrando por meio de números e casos de sucesso relatados o progresso que a plataforma proporciona.
“Com ações como essa, nossa gestão vem fortalecendo a Educação Inclusiva em nossa rede, investindo em novas tecnologias que contribuem para o desenvolvimento dos alunos que precisam desse apoio. Estamos ampliando o serviço da Cognvox para mais de 400 estudantes, universalizando o acesso ao programa. Coruripe foi pioneiro nessa implantação, porque nossa gestão acreditou nele e agora testado e aprovado me sinto feliz neste momento fazendo o lançamento para 2024, porque está evidenciado o quanto impactou significamente na vida dos alunos que tiveram a oportunidade de ter acesso a ferramenta”, destacou entusiasmado, o prefeito Marcelo Beltrão.
Na programação teve apresentação da Escola Municipal de Educação Cláudio Daniel Gama Amorim, com a Trend: Eu Sou Diferente e da Escola Municipal de Educação Básica Liege Gama Rocha com a peça, A diferença é o que nos une.
A secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves, falou da importância de fortalecer a educação inclusiva e da expectativa com a ampliação da nova tecnologia. “Estamos aqui no Ifal mais uma vez lançando o programa Cognvox agora para 2024. Com a novidade de ampliação para toda nossa rede. Serão 20 escolas atendidas e 400 estudantes neurodivergentes beneficiados. É um investimento que a Prefeitura de Coruripe faz na busca do fortalecimento da educação inclusiva, garantindo que todas as crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência tenham acesso a essa ferramenta que não temos dúvidas que dará muito mais resultado”, frisou Cintya Alves.
Na sequência o público participou da palestra com a professora e diretora científica do Programa de Desenvolvimento Cognitivo, Fabiana Wanderley com o tema: Desconstruindo os mitos da Educação Inclusiva e assistiu a testemunhos emocionados de alunos, mães e professoras sobre o desenvolvimento cognitivo, afetivo, da habilidade social e da fala.
Carlos Moreira, o CEO da Cognvox falou sobre o período da utilização do Programa e comemorou com o público os resultados obtidos com o uso da plataforma nas escolas, que foram feitos a partir de uma análise com alunos que fazem parte do programa, tudo medido estaticamente utilizando um método científico com o avanço global dos alunos.
A coordenadora de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação de Coruripe, Elisangela de Castro falou sobre o lançamento do Programa. “Estou muito feliz de estarmos juntos, de partilharmos do mesmo objetivo. O Cognvox veio para somar com o Atendimento Educacional no município, agradeço ao nosso prefeito, à secretária, a comunidade escolar, aos presentes porque juntos conseguimos esse sucesso. Todos nós somos iguais nas diferenças. E essa ocasião é também para ampliarmos conhecimento e celebrarmos mais uma vez a conquista deste Programa que fortalece o aprendizado dos nossos alunos”, concluiu.
Programa de Desenvolvimento Cognitivo
O COGNVOX é um programa de desenvolvimento cognitivo para pessoas neurodiversas, o que inclui deficientes intelectuais, portadores de síndrome de down, todo espectro do autismo, transtornos gerais de aprendizagem e específicos como TDAH, dislexia, discalculia e paralisia cerebral ajudando no seu desenvolvimento social, escolar e profissional. Entre outras coisas, também disponibiliza assistentes presenciais nas aulas para trabalhar com os alunos. Esses assistentes têm um papel essencial na aplicação das práticas e na coleta de dados para avaliação. A capacitação dos professores é outra ação do modelo desenvolvido e se dá por meio de cursos remotos já inclusos no pacote contratado pelo município.
—