Prefeitura de Coruripe realiza II Fórum Comunitário do Selo Unicef Coruripe
No evento, foram apresentadas as ações que a gestão municipal tem realizado para a conquista da certificação do Selo Unicef cumprido todas as etapas estabelecidas
A Prefeitura de Coruripe realizou na tarde da última terça-feira (18), o II Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024 um momento estratégico, obrigatório e participativo de avaliação do funcionamento de toda política pública voltada para crianças e adolescentes no município. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Coruripe.
Por meio de suas ações a gestão municipal tem buscado conquistar a certificação Selo Unicef e tem cumprido todas as etapas estabelecidas, mobilizando a comunidade e envolvendo diversos órgãos do município, gestores, professores, estudantes, secretarias e órgãos de garantia de direito.
Na programação, os articuladores do Selo UNICEF no município, Rosalva Pacheco e Hélio Oliveira apresentaram os resultados alcançados nesta edição por cada setor em suas áreas de atuação, na busca pelos índices necessários para obtenção do Selo.
Coruripe, por meio do trabalho das Secretarias de Assistência Social do Trabalho e da Mulher, da Educação e Saúde, cumpriu com sucesso as etapas do Selo Unicef, ultrapassando as metas estabelecidas beneficiando crianças e adolescentes.
O prefeito Marcelo Beltrão destacou a importância de se trabalhar em conjunto, com ações integradas que fortalecem as políticas públicas.
“Eu e nosso vice-prefeito Zé Enéas estamos muito felizes em ver os resultados alcançados por nossas equipes na saúde, educação e na assistência social com a colaboração dos demais órgãos municipais. Não se consegue uma sociedade melhor se não garantir os direitos da criança e dos adolescentes. Nossa meta é tentar fazer da política uma ferramenta de transformação de vidas, e isso é possível se todos derem as mãos. Parabéns pela apresentação e pelo engajamento de todos, não apenas para conseguir a certificação do Unicef, mas para realmente melhorar as políticas públicas para crianças e adolescentes em Coruripe.”, disse o prefeito emocionado.
Recentemente o prefeito Marcelo Beltrão recebeu o prêmio Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq em Brasília, a premiação reconheceu prefeitos e prefeitas que se destacaram com ações concretas voltadas para a infância e adolescência entre os anos de 2021 e 2024.
Em outro momento o público pode assistir também à apresentação do grupo teatral do Programa AABB Comunidade com encenação da peça, Criança Não Trabalha, em alusão ao combate do Trabalho Infantil.
Os sete indicadores de Impacto Social identificados pelo UNICEF são:
1) Percentual de crianças de 1 ano vacinadas com a vacina tríplice viral (D2) e tetra viral (PNI/MS);
2) percentual de alunos da rede pública do ensino fundamental que abandonaram a escola (CENSO ESCOLAR/INEP/MEC);
3) Percentual de escolas da rede municipal com acesso adequado à água e saneamento (CENSO ESCOLAR/INEP/MEC);
4) Percentual de adolescentes entre 15 e 17 anos que estão matriculados no ensino médio (CENSO ESCOLAR/INEP/MEC COM IBGE);
5) percentual de nascidos vivos de gestantes com idade entre 10 e 19 anos (SINASC/MS);
6) Percentual de registros de casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes completos no portal SIPIA;
7) Percentual de famílias cadastradas no cadastro único e acompanhamento pelo PAIF no município. Durante o ano de 2024 o município continuou seguindo a trajetória final rumo a conquista do Selo Unicef, e todas as ações são analisadas no II Fórum comunitário, que é o momento estratégico, obrigatório e participativo de avaliação do funcionamento de toda Política pública voltada para crianças e adolescentes no município.
—