Prefeitura de Maceió concede reajuste de 4,5% aos servidores Maceió
A greve dos servidores municipais encerrou nesta quinta-feira, 19, depois que a proposta apresentada pela prefeitura de Maceió foi aceita pela categoria. O percentual aceito foi de 4,5% sendo 2,5% neste mês de maio, referente ao retroativo de janeiro, e 2% no mês de novembro. O pagamento do retroativo referente aos meses de janeiro a abril, será feito em maio, junho, julho e agosto .
O secretário de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio, Fellipe Mamede, destacou o bom senso por parte dos sindicatos em entender que esse seria o percentual que a gestão pode cumprir e ainda pontuou que mesmo num cenário de crise econômica, a Prefeitura de Maceió vem pagando rigorosamente em dia aos servidores no mês trabalho.
“Temos cidades mais ricas que sequer estão conseguindo cumprir o pagamento e Maceió serve de referência porque conseguiu conceder o reajuste aos servidores ainda que o cenário econômico esteja desfavorável a isso”, afirmou. De acordo com ele, a gestão do Prefeito Rui Palmeira tem cumprido o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores de Maceió.
O diretor do sindicato dos servidores públicos da Prefeitura de Maceió, Sidney Lopes, disse que o resultado foi positivo. “Quero parabenizar o equipe do Prefeito Rui Palmeira por ter conduzido as negociações de forma equilibrada, sendo um resultado positivo para os servidores e para o governo”, pontuou.
Alessandro Fernandes, diretor do sindicato dos servidores da Saúde, comemorou o fim da greve. “Foi um avanço para os trabalhadores, ainda que a gente não tenha alcançado o percentual desejado. Conseguimos a garantia do plano de cargos e carreiras, como também a progressão por titulação”, destacou o diretor.
Festival de Bumba Meu Boi começa nesta sexta-feira
A arena está montada e os 22 grupos, prontos para se apresentarem na 24ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, que tem início nesta sexta-feira (20) à noite, a partir das 19h, no estacionamento de Jaraguá. Com entrada franca, o amplo espaço foi preparado para receber um público de aproximadamente 20 mil pessoas, durante os dois dias de espetáculos, que prosseguem também na noite de domingo. Os bois disputam premiação para os primeiros cinco colocados da Série A, ou Grupo Especial e da Série B, ou Grupo de Acesso.
Na noite desta sexta, 12 bois do Grupo de Acesso levam seus enredos para o público e para a comissão julgadora, que deve analisar quesitos como evolução do vaqueiro, evolução do boi, bateria, conjunto, beleza do boi, fantasia e entoada. Domingo será a vez dos 10 grupos da Série A. O resultado dos vencedores, a cargo da Liga dos Bois de Maceió, geralmente é divulgado uma semana após a realização do evento, conforme ocorrido nos anos anteriores.
Além da entidade representativa dos grupos, o tradicional festival anual é realizado pela Prefeitura de Maceió e Governo do Estado através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e conta ainda com apoio cultural do banco Bradesco.
Para garantir a beleza dos espetáculos e em busca das primeiras colocações no concurso, os grupos se prepararam durante meses na produção dos bois, montagem de fantasias e alegorias, entre outros aspectos, que transformaram o festival numa das maiores manifestações culturais da capital alagoana. Participam da disputa grupos já tradicionais na cidade, formados em comunidades como os bairros de Ponta da Terra, Vergel do Lago, Jacintinho, Poço, Jatiúca, Cruz das Almas e Vale do Reginaldo.
“Já está tudo pronto e de acordo com o que os grupos esperam. A comunidade se manteve envolvido na montagem e produção dos bois e podem esperar um grande show do começo ao fim” assegura Joel Simões, presidente da Liga dos Bois de Maceió. E vale lembrar alguns enredos preparados para as apresentações, entre os quais “África onde nasceu o rei” do boi Vingadores; “Com a sanfona na mão me tornei o rei do baião: viva Luiz Gonzaga” com o boi Cobra Negra; “Do coração da mata para a arena do boi… os mistérios do folclore de uma raça pedem passagem” com o boi Cão de Raça e “A minha cidade canta e encanta, assim é Maceió” com o boi Bumbá, entre outros. Cada espetáculo terá 30 minutos de duração, conforme o cronograma do concurso.
“É importante lembrar que a Prefeitura de Maceió, na atual gestão do prefeito Rui Palmeira, priorizou a valorização de todos os segmentos culturais, representados no Conselho Municipal de Cultura, implantou a política de editais, ampliando de forma democrática a participação de todos e fortaleceu a cultura popular e folguedos como o bumba meu boi, este último que cresceu e ganhou mais representatividade também a partir da realização do festival”, destaca Vinícius Palmeira, presidente da FMAC.
Confira abaixo a programação do 24º Festival de Bumba Meu Boi
Série B – Sexta-feira (20)
Águia – Vergel
Águia de Ouro – Ponta da Terra
Africano – Cruz das Almas
Bumbá Guerreiro – Jacintinho
Amizade – Conjunto Virgem dos Pobres
Trovão – Conjunto Virgem dos Pobres
Fênix – Conjunto Virgem dos Pobres
Imperador – Jatiúca
Talismã – Conjunto Virgem dos Pobres
Dragãozinho – Ponta da Terra
Treme-Terra – Ponta da Terra
Cascavel – Conjunto Joaquim Leão
Série A – Grupo Especial – Domingo (22)
Lacrau – Poço
Cobra Negra – Jatiúca
Dragão – Ponta da Terra
Cão de Raça – Jacintinho
Tigre – Ponta da Terra
Bumbá Alagoano – Ponta da Terra
Rei Bumbá – Jacintinho
Vingador – Ponta da Terra
Bumbá Anaconda – Ponta da Terra
Águia Dourada – Reginaldo
Maceió se prepara para a chegada da Chama Olímpica
“A Tocha chega em Maceió no dia 29, mas se ocorresse de ela chegar amanhã, nós já poderíamos recepcionar e fazer esse grande evento, pois a cidade já está preparada”, disse o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Daniel Maia.
A Chama Olímpica chega à cidade daqui a duas semanas, mas a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) vem se preparando para recebê-la desde março do ano passado. O evento é tão aguardado que uma força tarefa foi criada para que o dia fique guardado na memória de todos os maceioenses que irão acompanhar a trajetória da tocha.
“Nós contamos com o apoio de vários órgãos como: a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que vai cuidar dos pontos de coleta nas escolas municipais onde os condutores vão ficar; da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), responsável pela poda das árvores nos lugares por onde a tocha vai passar; a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), encarregada da interdição das ruas; a Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) que vai fazer o controle dos ambulantes; a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), que vai iluminar o percurso, entre tantos outros órgaõs que estão trabalhando para que tudo ocorra bem”, explicou Daniel Maia.
A tocha, que será conduzida por 110 pessoas, irá percorrer 11 bairros da capital: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Serraria, Barro Duro, Murilópolis, Gruta, Farol, Centro e Jaraguá. O mapa do trajeto pode ser consultado aqui. Enquanto isso, o clima dos jogos olímpicos pode ser sentido até esta sexta-feira (20) na Praça Multieventos por quem visitar o Museu Itinerante “Se Prepara, Brasil”.
Para o secretário adjunto Daniel Maia, além da grande divulgação da cidade, o evento deixará um legado muito importante para a população. “Maceió será muito divulgada, já que nós vamos ter flashes ao vivo na programação nacional. O mais importante, porém, é o espírito olímpico, que deixa um legado que sugere paz, prosperidade e esperança, além de inspirar os jovens que vão acompanhar tudo isso e podem decidir por entrar de vez no esporte e, quem sabe, virar um futuro talento olímpico”, ressaltou.
A estudante Maryanne Leite também acredita que a passagem da tocha olímpica por Maceió pode marcar a cidade de uma forma bastante positiva. “Um evento como esse pode estimular o esporte nas escolas, nas comunidades e isso é importante porque quando se investe no esporte, contribui para que a violência diminua”, disse a estudante.
Já para o também estudante Pedro Calado, essa é uma oportunidade única de presenciar a passagem do símbolo olímpico. “É um momento único e muito importante, porque não é um evento que acontece todo dia. Eu vou tentar acompanhar todos os momentos”, contou Pedro animado.
“A passagem da tocha olímpica por Maceió é de uma importância histórica. Presenciar esse momento e compartilhar com nossos filhos, vai ser muito bom” enfatizou o administrador Tannerson Machado.
Celebração
Sob a organização da Semel e da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o evento para recepção da tocha começa no dia 26 de maio, com a feira gastronômica ‘1º Festival de Sabores de Alagoas’, além de apresentações culturais de diversos grupos e bandas. A feira vai até o dia 29 de maio e será realizada na Praça Multieventos.
Nos bairros por onde a Chama Olímpica irá passar, serão instalados tablados para realização de apresentações, como shows e artes cênicas. Ao chegar no fim do percurso, no Jaraguá, será acendida a Pira Olímpica, na praça da Celebração, e a festa se encerra com mais shows.
Secom Maceió