Prefeitura de Piaçabuçu realiza várias ações sociais Municípios
Agosto Lilás: SEMASH realiza ação de conscientização pelo fim da violência contra a mulher em Piaçabuçu
A Secretaria de Assistência Social e Habitação (SEMASH), juntamente com a Coordenadoria do CRAS, realizou na tarde desta quinta-feira (27), o Encontro de Mulheres do *Programa Movimente-se*. A ação integra a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O evento ocasionou numa tarde interativa com palestras, roda de conversas, sorteio de brindes, distribuição do Kit Movimente-se, premiações do desafio realizado entre as participantes do programa, e um aulão de zumba promovido pelos professores Kethily Tayná, Wesley Monteiro, Rafaelle Santana, Tayanne Dias, Nal Lessa, e Léo Lessa.
Estiveram presentes a Coordenadora do CRAS, Denise Andreia, a Subsecretária de Assistência Social e Habitação, representando o Secretário Fábio Almeida, Suzane Araújo, a Subsecretária de Saúde, Rafaela Santos, Subsecretária de Educação, Van Marques, a Assistente Social do CRAS, Aneliza Souza, as Psicólogas Maylane Soares e Anne Teixeira, a coordenadora da Mulher, Kaline Campos, o Advogado do CRAS, Drº Antonino Leão, a coordenadora do CREAS, Elvira Rosa, e o presidente da Câmara Legislativa, Edson Gordo.
“Idealizamos esse evento com o objetivo de conscientizar a todos contra a violência a mulher, independentemente do tipo de violência em que sofra. Preparamos tudo com muito carinho para as nossas participantes do programa movimente-se oferecendo a elas uma tarde de descontração, diversão e muito aprendizado. Em nome de toda a nossa equipe eu gostaria de agradecer a presença de cada uma que se disponibilizaram a estar aqui, e ao prefeito Djalma Beltrão pois sem o apoio dele não estaríamos realizando esse evento”, disse a coordenadora do CRAS, Denise Andreia.
A roda de conversa, realizada com a Psicóloga Maylane Soares, foi norteada com o assunto relacionado ao Agosto Lilás: O que significa? Por que foi criado? O que fazer quando sofrer uma violência? Como denunciar o agressor?
A coordenadora do CREAS, Elvira Rosa, ressaltou sobre a importância de todas se unir em prol do combate a violência, e garantiu que o CRAS e CREAS estão à disposição.
“Compreendemos a importância que essa data tem, assim como também a importância de nos unirmos em prol de um bem maior, que é nossa segurança. Temos uma equipe técnica bastante completa, com psicólogos, advogado, pessoas capacitadas e qualificadas para atender a cada uma de vocês, estamos todos a disposição. Quero parabenizar a toda equipe do CRAS por esse belíssimo evento e agradecer a cada uma de vocês que estão aqui”, disse a coordenadora do CREAS, Elvira Rosa.
O evento foi finalizado com o sorteio de brindes e o aulão de zumba.
A Saúde em Piaçabuçu continua avançando a cada dia para oferecer melhor atendimento a toda população.
Com a nova padronização da área de maternidade, seguindo o padrão de todas do Estado, a Casa Maternal Mãe Luiza, passa a oferecer os testes de Triagem Neonatal para os bebês nascidos no centro de referência.
Essa triagem engloba os testes do olhinho, linguinha e coração, que são de extrema importância para identificar possíveis problemas que possam haver no bebê, e são indispensáveis nos primeiros dias de vida da criança fora do útero. São realizados antes da alta clínica do recém-nascido.
Teste do Coraçãozinho: Para quê serve?
– O exame é simples, não invasivo, e não causa dor. É realizado na maternidade para detectar doenças cardíacas graves, que podem provocar a morte do bebê ainda no primeiro mês de vida. Este exame pode detectar irregularidades nos músculos e nos vasos sanguíneos do coração, além de verificar se o coração bate a quantidade esperada de vezes por minuto, e até mesmo, se o sangue bombeado pelo coração contém a quantidade necessária de oxigênio que o bebê necessita.
Teste do Olhinho: Para quê serve?
É um exame que, por mais simples que pareça, ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos, de catarata a câncer. Basicamente, observa-se o reflexo da luz emitida pela lanterninha no fundo do olho do bebê. Se há alguma alteração na estrutura, esse reflexo ganha uma cor diferente e pode não ser igual entre os dois globos oculares.
Teste da Linguinha: Para quê serve?
O teste da linguinha é um exame padronizado que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.
“Compreendendo a importância da triagem neonatal nos primeiros dias de vida do bebê fora do útero da mãe, temos procurado investir mais e mais no atendimento da Casa Maternal nesse momento tão especial na vida das mães que agora poderão ir para suas casas com a certeza concreta que seus bebês estão bem clinicamente, sem precisar se deslocarem para outras cidades para realizar esses testes. Quero agradecer ao prefeito Djalma Beltrão por não medir esforços para atender às nossas demandas. O objetivo é crescer e ofertar mais qualidade em nossos serviços”, disse o secretário de saúde, Geraldinho Beltrão.
Secretaria de Saúde de Piaçabuçu promove live sobre a importância do aleitamento materno nesta terça-feira (31)
Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. O principal objetivo da campanha é sensibilizar pediatras, profissionais de saúde e a sociedade como um todo para a importância da amamentação, para que ela seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil.
A Secretaria de Saúde, estará promovendo, nesta terça-feira (31), uma Live educativa sobre o Agosto Dourado, abordando o tema: Papel do Enfermeiro Obstétrico no Aleitamento Materno. A ação será realizada com a Enfermeira Obstétrica Hilca Mariana, coordenadora da Obstetrícia da Casa Maternal.
A live será transmitida a partir das 16 hs, pelo Instagram da Prefeitura de Piaçabuçu .