Prefeitura de Porto Calvo, CREAS e Conselho Tutelar trabalham juntos contra o abuso sexual de Crianças e Adolescentes
Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é promovido com ações que acontecem durante toda esta semana
A prefeitura de Porto Calvo, por intermédio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e do Conselho Tutelar, em apoio à luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, realiza atividades para a semana do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A iniciativa tem como objetivo alertar à sociedade, de um modo geral, quanto a importância de fazer a denúncia contra o abuso e a exploração sexual, de apresentar às crianças e adolescentes os sinais de uma possível ameaça e mobilizar pais e professores para que possam perceber tais sinais.
Segundo a psicóloga do CREAS, Adriana Cristina, a iniciativa é voltada para a conscientização das pessoas mais próximas a crianças para que consigam identificar o abuso e/ou exploração e acionar os órgãos responsáveis como o Conselho tutelar, o CREAS e o “Disque 100”.
A primeira ação, na segunda (16), ocorreu em escolas da zona rural; a segunda, nesta terça-feira (17), reuniu 45 crianças das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e foram realizadas, de forma lúdica, rodas de conversa com uso de vídeos e lanche.
A semana do dia 18 de maio também contará com a distribuição de cartazes pelas principais instituições públicas da cidade, entrevista na Rádio Calabar, roda de conversa e lanche na quarta (18). Na quinta (19) serão distribuídos folders nas salas de aula e dada breve explicação sobre o tema; e na sexta (20) ocorrerá a caminhada pelas principais ruas do bairro Mangazala.
A escolha das ações levou em consideração a melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, que é a partir da prevenção. Para isso se faz necessário o trabalho informativo junto aos pais, responsáveis e professores.
A presidente do Conselho Tutelar, Laudijane Barros, elogiou a ação desta terça-feira (17), destacou a importância da denúncia contra o abuso e a exploração sexual e acrescentou: “A criança ou adolescente que sofre o abuso passa por uma pressão psicológica muito grande, por isso é importante que a campanha quanto a esse tipo de violência dure todo o ano, não se restringindo ao dia 18 de maio”.
Para o desenvolvimento da iniciativa, o CREAS e o Conselho Tutelar têm o apoio da prefeitura de Porto Calvo, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
ascom porto calvo