Prefeitura de Porto Calvo encerra atividades do lixão no município Municípios
Prefeitura de Porto Calvo encerra atividades do lixão no município
Solenidade aconteceu nesta sexta-feira (18)
A Prefeitura de Porto Calvo encerrou oficialmente as atividades do lixão no município da região Norte de Alagoas. A gestão municipal cumpriu a Política Nacional de Resíduos Sólidos lei federal 12.305/2010. A solenidade na sexta-feira (18) contou com a presença do prefeito David Pedrosa e do procurador geral do Estado (PGE), Alfredo Gaspar de Mendonça.
O prefeito de Porto Calvo também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte (Conorte/AL). David Pedrosa também participou da solenidade dos fechamentos dos lixões de: São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Japaratinga, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Jacuípe, Jundiá, Novo Lino, Colônia Leopoldina, Campestre, entre outros.
David Pedrosa discursou durante a solenidade. “Daqui a uns anos as pessoas vão ver a importância desse ato. O fechamento do lixão é essencial para a saúde pública e para o meio ambiente na nossa cidade. As pessoas vão ver como isso foi bom. Declaro encerrada as atividades do lixão em Porto Calvo”, frisou. O lixo de Porto Calvo será encaminhado para o aterro sanitário de Pilar.
O procurador geral do Estado, Alfredo Gaspar de Mendonça, também se pronunciou no ato. “Esse momento é essencial para a saúde pública dos moradores da região. O Ministério Público foi parceiro dos municípios e essa parceria foi muito importante para chegar a esse momento”, ressaltou.
O fechamento do lixão de Porto Calvo também contou com representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), prefeitos da região e vereadores do município e da população local.