Prefeitura e IADH oferecem capacitação para técnicos e lideranças comunitárias de Arapiraca Arapiraca
Inclusão Socioprodutiva e Financeira é o tema do Curso que será oferecido pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) , em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Caixa Econômica Federal.
As inscrições devem ser feitas através do link até o dia 31 de janeiro. As vagas são limitadas e o curso terá início no dia 10 de fevereiro.
Podem participar técnicos da Prefeitura Municipal de Arapiraca e lideranças comunitárias. O curso, que será EAD, vai capacitar os participantes a articularem ou apoiarem a implementação de políticas públicas de inclusão socioprodutiva e financeira no seu âmbito de atuação; organizar, monitorar ou executar planos, projetos e ações de inclusão socioprodutiva e financeira em prol do desenvolvimento territorial; agregar informação e conhecimento na formação de agentes de desenvolvimento; sistematizar informação e a reflexão compartilhada, que contribuam para a aplicação de tecnologias sociais e a gestão do conhecimento sobre as temáticas e melhores práticas de inclusão socioprodutiva e financeira, bem como facilitar a criação de redes e conexões de ideias e ações entre os participantes.
O projeto, que incetiva os micro e pequenos negócios, está sendo realizado em duas cidades do Brasil, Arapiraca no interior de Alagoas e em Petrolina, Pernambuco.
Aqui em Arapiraca as ações estão sendo realizadas em três áreas com perfis diferentes:
Área Urbana – Bairro Primavera
Minha Casa Minha vida – Brisa do Lago
Área Rural – Comunidade Taboquinha
O Diretor do IADH, Arturo Jordán, esteve reunido com o Prefeito Rogério Teófilo, a Secretária de Desenvolvimento econômico e Turismo, Zélia Azevedo, o diretor de Empreendedorismo e Inovação da SMDETUR, Francisco Carlos, além dos representantes das comunidades para discutir o andamento do projeto que está iniciando uma nova etapa em 2020.
Arturo falou sobre a importância da parceria com a Prefeitura. “A experiência que estamos desenvolvendo aqui em Arapiraca pode servir como modelo replicável para a Caixa Econômica Federal. São metodologias e tecnologias sociais adequadas a Inclusão Socioprodutiva e Financeira e que podem ser replicadas em outros estados. E aí a importância de Arapiraca nesse momento. O apoio da prefeitura tem sido total, a Secretaria de Desenvolvimento é a parceira ideal neste momento porque nos permite que o trabalho que estamos desenvolvendo possa ser transferido como quem passa o bastão para desenvolver esse processo sistematicamente no futuro”.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Zélia Azevedo, destacou os benefícios da capacitação para os pequenos empreendedores. “É gratificante para nós e muito importante para o município que a gente possa fortalecer ainda mais essa cadeia, para que o micro e pequeno empresário possa ter esse apoio e possa se sentir mais preparado para o enfrentamento do dia a dia nesse mercado tao exigente”.