Prefeituras podem disponibilizar serviços do INSS Municípios
A partir de agora as prefeituras podem oferecer os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Gerente Executivo do INSS em Alagoas, Edgar Barros, esteve na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), nesta segunda-feira (06), para apresentar aos prefeitos os termos de um acordo técnico, que possibilita essa parceria.
A ideia é implantar uma estrutura que ofereça os serviços de uma agência. O município precisa disponibilizar um servidor, um computador e um scaner enquanto o INSS fornece o software, a capacitação e faz a recepção dos documentos digitalizados e autenticados.
“O município oferecer tais serviços para o seu cidadão traz a possibilidade do dinheiro circular na própria cidade. Além de facilitar a vida dos cidadãos, a parceria permitirá, por exemplo, que os contribuintes possam fazer os acordos de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), entre outros benefícios”, afirma Barros.
O presidente da AMA, Hugo Wanderley, lembrou que essa aproximação com o INSS é de grande importância para os municípios e para a população. “Nós sabemos as dificuldades que as pessoas mais carentes têm de se deslocar para as agências do INSS e esse serviço aproxima o Instituto das pessoas. Sabemos que muitos prefeitos têm interesse no serviço mesmo sabendo que não é competência do município, mas sabemos que é algo que vai beneficiar a população mais pobre”, garantiu.
A presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Gizelda Lins, reforçou que a medida é importante para a população, mas pediu aos prefeitos atenção ao trabalho executado pela área. “Não podemos negar a série de benefícios que a medida vai trazer, mas precisamos de um olhar diferenciado com os funcionários da assistência para não sobrecarregá-lo”, destacou.
Confira a apresentação do INSS