Presidente da AMA anuncia retorno da Operação Pipa
Após ampla mobilização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a coordenadora da bancada federal, deputada Tereza Nelma anunciou, em reunião virtual, com a presença dos deputados e senadores alagoanos, a aprovação do PLN 1/2021 no Congresso. Com isso, recursos para o retorno da operação Pipa estão garantidos tão logo o presidente sancione e os ministérios do Desenvolvimento Regional e Defesa acelerem os trâmites burocráticos.
O presidente Hugo Wanderley solicitou apoio da bancada mostrou aos parlamentares, pelo drama que milhares de famílias em situação de vulnerabilidade estão passando com a falta de água potável, principalmente em um momento tão sério com o aumento de casos da Covid-19. “A operação Pipa, que é muito bem conduzida pelo Exército, em Alagoas, cumpre um papel social importante já que os municípios não têm condições de sozinhos, bancar esse trabalho, principalmente com a previsão de um ano difícil para o Sertão e Agreste que até agora não tiveram sequer uma trovoada”, pontuou Wanderley.
O secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Alves reconheceu o problema e garantiu, junto com o ministro do Desenvolvimento Rogério Marinho, acelerar os processos administrativos para que a operação seja reativada o mais rápido possível. Ele também esclareceu a impossibilidade de uso do orçamento de emergência porque a seca não é um desastre imprevisível e há uma vedação do TCU.
A coordenadora da bancada, deputada Tereza Nelma também anunciou que vai solicitar uma reunião com o Ministério da Defesa, Comando de Operações Terrestres e Comando Militar do Nordeste para que todos assumam o compromisso coletivo de superar a burocracia administrativa e garantir o retorno imediato da Operação Pipa em Alagoas.