AMA e Coren-AL selam aliança pelo fortalecimento do SUS Municípios
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos- AMA – prefeito Hugo Wanderley disse, nesta segunda, em reunião com a diretoria do Coren Alagoas que é favorável ao projeto de lei que regulamenta a carga de 30 horas semanais e ao que estabelece um piso salarial, desde que atrelado a discussão sobre o subfinanciamento do SUS. O prefeito apoia os profissionais da enfermagem e se colocou como interlocutor das demandas da categoria, para avanço e análise da pauta.
Wanderley já divulgou nota técnica mostrando que é a favor da PL 2564/2000 que regulamenta a profissão estabelecendo um piso. Reconhece a necessidade da valorização profissional, mas considera necessária a discussão sobre o subfinanciamento do SUS, para evitar colapso no sistema com definição da fonte de financiamento.
Além do PL 2564/20, outra proposta que define a jornada de trabalho, o projeto 2295/2000, que tramita há 20 anos, também é uma ação apoiada pelos gestores.
O presidente disse ao presidente do Coren ,Renné Costa e aos conselheiros que sabe da exaustiva jornada, da necessidade de uma carreira e o papel importante que a enfermagem tem na saúde do país.
Hoje, com o subfinanciamento de vários programas, como PSF,TFD e farmácia básica, por exemplo, os gestores estão aplicando na saúde muito mais que o piso constitucional de 15%. A grande maioria já está aplicando , em média, valor superior a 25%.