Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional

Marcelo Beltrão abriu palestras do Eixo Educação durante o primeiro dia do Congresso dos Municípios Alagoanos

Texto: Manuelle Gouveia

Presidente da AMA, Marcelo Beltrão, ao lado do reitor da Ufal, José Tonholo.

Mudar a realidade de uma geração começa por encarar os números e transformar estatísticas em estratégias reais de aprendizado. Com esse objetivo, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, abriu o Eixo Educação do Congresso dos Municípios Alagoanos nesta quinta-feira (22), durante a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos — Congresso e Expo, no Centro de Convenções Ruth Cardoso.

Beltrão ministrou a palestra “Avaliações externas (Inep/MEC) e internas municipais como instrumento de gestão e monitoramento contínuo da aprendizagem”, que contou com a participação do reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo.

A ex-reitora da Ufal, Ana Deyse, prestigiou a palestra, que contou com auditório lotado por secretários e técnicos de pastas municipais de Educação. Logo na abertura, Marcelo Beltrão destacou: “Educação não é apenas uma política pública; é a política que transforma todas as outras”.

Para Beltrão, é inquestionável a importância da educação pública na vida do cidadão, pois ela diminui as diferenças sociais e permite que todos enfrentem o mercado de trabalho com mais equidade. “A avaliação é fundamental para dar o caminho a ser percorrido e esperamos que compartilhar nossa experiência em Coruripe possa interferir de forma positiva na gestão dos municípios”, afirmou.

A educação como política de transformação social e como meio para que Alagoas supere o atraso educacional em relação ao cenário

Palestra Marcelo Beltrão – Foto Edval Ferreira

nacional e internacional é tratada como uma missão de grande complexidade pelo reitor da Ufal. “Se o gestor maior não abraça a causa, a transformação não acontece. Educação se faz com consciência coletiva sobre a importância da transformação”, destacou.

A professora e técnica da Secretaria Municipal de Educação de Cajueiro, Sheila Acioly, disse que toda a equipe do município está presente e se divide entre as palestras ao longo do congresso. “As temáticas abordadas serão importantes e pertinentes para nossa prática; levarei para o meu município uma bagagem cheia de novos conhecimentos”, frisou. A secretária municipal de Educação de Cajueiro, Maria José, enfatizou a importância do evento para promover inovação e esclarecer dúvidas: “Estamos aqui pensando em educação para avançar sempre”.

A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.