Presidente da AMA é premiada por ações a criança em Campo Alegre
Além de Campo Alegre, os municípios de Alagoas Maragogi e Delmiro Gouveia também foram premiados
A presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Pauline Pereira, foi uma das premiadas pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) por ações desenvolvidas para crianças e adolescentes no município de Campo Alegre. O prêmio é o resultado do Programa Prefeito Amigo da Criança, divulgado nesta quarta-feira (01). Além de Campo Alegre, os municípios de Alagoas Maragogi e Delmiro Gouveia também foram premiados.
A premiação reconhece os governantes locais que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão, alcançando as metas estipuladas pela Fundação Abrinq. Assim, os prefeitos e prefeitas que desenvolveram políticas voltadas às crianças e aos adolescentes e contribuíram para a melhoria de indicadores importantes para este público recebem o reconhecimento de Prefeito Amigo da Criança.
Neste ano, 125 prefeitos e prefeitas foram reconhecidos, mas por conta da pandemia do novo coronavírus, o resultado foi publicado no site da Abrinq, onde consta os avanços de cada município.
“Após a adesão em 2017, eu prefeita Pauline Pereira e toda minha equipe priorizamos ainda mais ações para criança e adolescentes na faixa etária de 0 a 17 de idade. Ganhando destaque através da elaboração e implementação do municipal pela infância e adolescência, o mesmo se tornou lei, com a finalidade de garantir a proteção integral, a promoção e a defesa das crianças e adolescentes em todos os seus direitos, sendo perceptível a mudança da cidade”, afirmou a prefeita ao agradecer todos os envolvidos.
De acordo com o Observatório da Criança e do Adolescente (2019), 23.111 crianças e adolescentes vivem em Campo Alegre. Albuquerque assinou o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança no dia 11/04/2017, já na condição de prefeita. Sua adesão representa a segunda vez que a gestão municipal de Campo Alegre participa do programa, no entanto, esta é a primeira vez que um gestor do município é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança.
Em Campo Alegre os avanços destacados foram:
- A redução de 3 pontos na média de alunos por turma nas pré-escolas da rede municipal, de 28,3 alunos por turma, em 2016, para 25,3, em 2019.
- O aumento de 27,3 pontos percentuais na proporção de docentes de pré-escolas públicas municipais com ensino superior, de 48,50%, em 2016, para 75,80%, em 2019.
- A redução de 8,3 pontos na taxa de distorção idade-série no Ensino Fundamental, anos iniciais, da rede pública municipal. De 16,4, em 2016, para 8,1, em 2019.
- Aumento de 5,1 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). De 21,8%, em 2016, para 27%, em 2019.
- Aumento de 6,6 pontos no percentual de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal. De 79,2%, em 2016, para 85,8%, em 2019.
Ao longo das 6 edições, 10.080 prefeitos e prefeitas de todos os estados brasileiros participaram do programa.