Presidente da AMA participa de coletiva que anuncia pacote de medidas para conter casos gripais Municípios
Além da pandemia da Covid-19, o Brasil está sofrendo com um surto de influenza, após as festas de final de ano. Com o aumento de casos gripais em Alagoas, o Governador Renan Filho, o secretário de Estado, Alexandre Ayres, e o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, concederam entrevista, no final da tarde desta quinta-feira, dia 06, que anunciou um pacote de medidas para conter os casos de síndromes gripais.
O presidente Hugo Wanderley destacou que a todo momento os municípios e o Estado têm partilhado as informações para trabalhar de mãos dadas. “No final do ano recebemos o técnico da saúde, Charles e o secretário Alexandre Ayres com esse prognóstico e, por isso, os municípios cancelaram as festas publicas de réveillon e o mesmo deve acontecer com o carnaval”, destacou.
O governador Renan Filho lembrou que o trabalho em conjunto com os municípios tem sido essencial para que o Estado alcance a marca de menor número de mortes por habitantes ao longo de toda pandemia.
Na coletiva foram anunciadas quatro principais medidas: fortalecimento de testagens nos municípios para identificar casos de Covid-19; aumento de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); distribuição de novas ambulâncias; e a divulgação do ranking de vacinação nos municípios.
Além disso, o governador também orientou que os municípios reabram as unidades sentinelas, conforme determinação do Ministério da Saúde, na portaria Nº 3.978, divulgada no dia 28 de dezembro de 2021, que credencia e libera recursos financeiros.
Medidas – A partir da sexta-feira, dia 07, 150 mil testes rápidos de antígenos estarão disponíveis pra os municípios. Com relação aos leitos, serão instalados 4 centrais especializadas em síndromes gripais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), que além de aumentar o efetivo médico, tira do mesmo ambiente quem está com sintomas gripais.
Foi anunciada, ainda, a ampliação de leitos para Covid e SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) com a abertura de mais de 169 unidades, sendo 102 leitos clínicos e 67 UTI, totalizando 360. Renan Filho ressaltou que os também foram disponibilizados 30 novas ambulâncias.
Cenário Epidemiológico – Segundo o superintendente em Vigilância em Saúde do Estado, Charles Barros, estamos vivenciando um aumento de doenças respiratórias. “Nós tínhamos 10 casos por dia no final ano, com pouca circulação viral. De ontem pra hoje foram 60 casos novos e isso tende a piorar. De acordo com nossos estudos, na metade de fevereiro a situação piora até o meio do ano (no outono)”, analisou.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que o principal objetivo é salvar vida do cidadão alagoano. “Estamos preparados para tomar outras decisões caso a situação piore. Vamos continuar trabalhando com coerência e responsabilidade em parceria com os municípios alagoanos”, afirmou Ayres.