Presidente da AMA participa de XII Fórum de Vereadores Marcha 2017
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito de Cacimbinhas Hugo Wanderley, compartilhou sua experiência de quando foi presidente da União dos Vereadores de Alagoas, no XII Fórum de Vereadores realizado hoje (18), durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, coordenou o painel que teve como objetivo fortalecer o movimento municipalista e alinhar o trabalho entre o Executivo e o Legislativo municipal.
Ziulkoski reforçou a importância dos vereadores para a gestão municipal. O presidente da CNM lembrou que os Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios precisam estar em harmonia no sentido de alcançar melhorias para a população. Nesse sentido, reiterou as atribuições dos vereadores. “O papel do vereador é legislar, orientar e fiscalizar o Executivo”, enumerou.
O presidente da CNM ressaltou que a entidade está disponível aos vereadores na apresentação de ideias e discussão de temas que fortaleçam ainda mais o movimento municipalista. Ele também pediu a participação dos representantes em outras mobilizações para o avanço da pauta prioritária dos Municípios. “Estamos abrindo espaço na Marcha para os vereadores. Vamos trabalhar em sintonia”, disse.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, lembrou que, assim como os gestores, os vereadores também enfrentam dificuldades. Ele ressaltou a importância de abordar o Fórum na Marcha em razão da visibilidade da mobilização. “Foi um grande evento onde tivemos a presença de mais de 6 mil participantes”, destacou.
Capacitações
Representantes do Legislativo municipal e federal também marcaram presença no Fórum. O coordenador do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Paulo Viegas, elencou capacitações que podem ser feitas pelos vereadores e gestores. Alguns cursos são gratuitos e acessados a distância. “Estamos abertos às solicitações do Brasil inteiro”, informou.
Existem cursos que são oferecidos aos vereadores por entidades como a União dos Vereadores do Brasil (UVB). O presidente da instituição, Gilson Conzatti, enfatizou a necessidade de ações para os vereadores. “Queremos cada vez mais fortalecer o Legislativo municipal”, concluiu.