Presidente Temer visita municípios e promete recursos Municípios
O governador do Estado, Renan Filho , o prefeito de Maceió Rui Palmeira e o de Rio Largo, Gilberto Gonçalves receberam na tarde deste domingo (28) o presidente Michel Temer, ministros e autoridades do governo federal para tomar conhecimento da situação de Maceió e das cidades do interior afetadas pelas chuvas. “Estamos solicitando apoio para enfrentar esse momento, inicialmente, com o mais importante, que é o socorro imediato às vítimas, inclusive, com logística para atender os desabrigados e desalojados, além de mantimentos como colchões, medicamentos, material de higiene e limpeza. No médio e longo prazo precisaremos de auxilio para a infraestrutura da cidade, já que vários pontos da capital foram atingidos e deixaram uma situação séria”, pontuou Rui Palmeira.
Segundo o presidente Michel Temer, os recursos para atender a essas demandas serão viabilizados pela Defesa Civil nacional, que irá se inteirar sobre as necessidades do Estado e dos municípios. “O que sabemos é que precisamos cumprir emergências e recuperar de imediato aqueles danos provocados pelas chuvas, tanto no plano humano, como no material. Nosso objetivo por aqui é tomar conhecimento dos problemas, prestar solidariedade e afirmar o nosso apoio a todos os afetados”, anunciou Temer.
O governador de Alagoas, Renan Filho requisitou que o governo federal, por meio de Medida Provisória (MP), execute o Programa de Contenção de Enchentes do Vale do Mundaú e do Paraíba como forma de evitar desastres naturais e danos provocados pelas inundações em períodos chuvosos.O presidente informou que serão liberados recursos para ações preventivas e contenção de encostas, solicitados pelo Governador ,mas não disse os valores só serão anunciados após a conclusão do levantamento dos danos. “Estamos aqui para isso. Com o decreto de emergência estabelecido, as verbas serão liberadas. Ainda não temos o valor exato porque precisamos levantar todos os danos e a necessidade do que precisa ser feito”, afirmou.
O prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves reivindicou o novo censo do IBGE, melhorias para os conjuntos habitacionais do município e da água, além de outras demandas que garantam dignidade para os riolarguenses. “Estou confiante e otimista com relação a essas reivindicações ao presidente na companhia dos senadores. Vamos firmes em busca de melhorias para nossa cidade e nosso povo”, afirmou o prefeito.
Temer garante apoio ao Estado
O presidente da República garantiu que o governo federal vai agir de forma emergencial – recuperando os danos provocados pelas chuvas – e, posteriormente, em ações preventivas.
“Dois fatores se apresentam aqui: nós precisamos cumprir emergências, ou seja, recuperar logo aqueles danos provocados pelas chuvas e, mais adiante, já não se trata de emergência, executar obras indispensáveis que sejam preventivas, ou seja, temos que proteger as encostas para que não haja deslizamentos e tantos outros eventos”, declarou o presidente.
Antes de se encontrar com o presidente, Renan Filho avaliou de perto os estragos provocados pelas chuvas na capital e no interior do Estado para a adoção de medidas. Na companhia do coordenador estadual de Defesa Civil, major Moisés Pereira, e dos secretários de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, e de Saúde, Christian Teixeira, o governador sobrevoou e visitou as cidades de Jacuípe, União dos Palmares, Murici, Atalaia, Marechal Deodoro e algumas áreas de Maceió.
“O Estado precisa estar mais próximo de todos nesse momento de dificuldade. Fiz questão de vir até aqui para me colocar à disposição; primeiro para o socorro, depois para a assistência às famílias e, depois disso, para a recuperação das cidades. O Governo do Estado está pronto para colaborar com os municípios de Alagoas”, afirmou Renan Filho, ao desembarcar em Jacuípe, uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas.
Com informações da Agencia Alagoas, Secom Maceió e Assessoria Rio Largo
Foto Pei Fon