Presidentes da CNM e das entidades estaduais entregam pauta a ministros e subchefes do governo Notícias
Presidente da AMA participou do evento e destacou a necessidade do governo encampar a pauta municipalista
“A nossa pauta é definida em reunião com os presidentes das estaduais e com a diretoria. A discussão sobre ela é muito séria e muito responsável”. A fala foi dita pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, durante reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; o ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz; e subchefes do governo na manhã desta quarta-feira, 13 de fevereiro, no Palácio do Planalto.
Além do presidente da CNM, os presidentes e representantes de 27 entidades estaduais ressaltaram a força e a representatividade do movimento municipalista ao entregar o documento aos ministros. Na audiência, a palavra união foi mais uma vez destacada como ponto de partida para construção de uma boa relação entre os Municípios e o Executivo Federal.
“O respaldo e o diálogo de porta aberta que nós estamos tendo com o governo nos atendendo e nos ouvindo é a resposta de que estamos construindo um momento melhor para o nosso país juntos. A melhoria do país passa pela gestão local. E me parece que o governo tem tido esse entendimento. Então o governo do presidente Jair Bolsonaro pode contar com nosso apoio”, agradeceu Aroldi.
O ministro Onyx Lorenzoni agradeceu a parceria que vem sendo construída entra a entidade e o governo. “Primeiro eu queria agradecer essa parceria com a Confederação e dizer que aqui nós somos um time. Aqui não tem A ou B aqui não tem nenhum problema em cada um ajudar o país a dar certo”, destacou o ministro.
“Quando o presidente Bolsonaro falava em ‘Mais Brasil e menos Brasília’ é exatamente o que estamos tratando com o presidente Aroldi e com cada um dos senhores aqui, ou seja, como que a gente coloca a Federação de pé de verdade”, concluiu. Lorenzoni reforçou a importância do trabalho do ministro Santos Cruz e lembrou que ele será essa ponte de diálogo com a relação entre o governo e os Municípios.
Neste sentido, o ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, destacou que a Segov é a porta de entrada para o Palácio do Planalto e parabenizou o trabalho da CNM: “Uma coisa importante sobre a CNM é que ela não é ideológica, não é partidarizada e tem um foco na boa administração e na sobrevivência da população que vive no Município”.
“A gente aqui não tem solução para tudo, mas tem coisas que podem ser feitas para melhorar essa relação entre a União e os Municípios. Estamos elaborando algumas propostas pois temos que melhorar esse relacionamento federativo”, ponderou Cruz. Além dos ministros, outros três subchefes também colocaram suas secretárias à disposição dos gestores locais.
Por: Mabilia Souza
Foto: Ag. LAR
Da Agência CNM de Notícias