Prevenção ao suicídio é tema de palestra com grupos de idosos e de mulheres da SEMAS de Jundiá Jundiá
Com objetivo de conscientizar sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Jundiá, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS), promoveu na última quinta-feira (6/10) uma palestra com cerca de 60 participantes do Grupo de Idosos Melhor Idade e Grupo de Mulheres Prosa de Amor, no Ginásio de Esportes Edgar Joaquim
Coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social José Amaro Bomfim (CRAS) e o Centro de Referência de Assistência Social Maria de Lourdes Rufino (CREAS), o encontro teve em sua programação a palestra com psicoterapeuta Isaura Barbosa, além da prática de exercícios de alongamentos com o educador físico Ewerson Braz, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O intuito da ação foi levar aos grupos atendidos pelos programas socioassistenciais uma reflexão sobre a importância do cuidado com as emoções da vida e onde buscar ajuda. O suicídio é um ato induzido por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Bruna Galvão, a divulgação de informações úteis pode salvar vidas e desmistifica a necessidade de atenção e cuidado com os sentimentos. “A sensibilização e compartilhamento de informação através de palestras com excelentes profissionais, podem fazer com que nossos usuários possam identificar os sintomas para procurar ajudar”, explicou.