Projeto de ampliação de fábrica é apresentado aos vereadores eleitos de Piaçabuçu Notícias
O presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (COOPAIBA), Antonino Cardoso, juntamente com o atual prefeito e principal apoiador da Fábrica, Dalmo Santana Júnior (PSB), reuniram os Senhores Francisco Helder e Luiz Ancelmo, sócios da SERGISUCOS, o diretor finaceiro da (COOPAIBA) Renê Simões e os vereadores eleitos Alysson Morango, Dr. Tiago Carnaúba e Santinha, além da vereadora de mandato reeleita Loura Amaral.
O motivo do encontro foi o incentivo do projeto de doação do terreno para ampliação da Fábrica, onde na ocasião foi apresentado aos atuais e futuros parlamentares que terão a missão de avaliar a doação.
A fábrica, segundo Antonino Cardoso, também abre um novo capítulo na história da agricultura familiar: “existem hoje no Estado diferentes projetos que continuam abandonados. Começamos a atuar aqui com o apoio e incentivo da União das Cooperativas da
Agricultura Familiar de Alagoas. O objetivo da Unicafes é colocar em funcionamento outras unidades como a nossa. Agora, tudo vai depender da visão, boa vontade e decisão política dos gestores públicos”.
Para Cardoso, a intenção é que a indústria possa gerar um amento de mais 100% no número de cooperados. “Atualmente a Cooperativa funciona gerando 48 empregos diretos, com a ampliação passaremos a trabalhar com aproximadamente 110 pessoas de forma direta”, frisou o presidente.
O prefeito Dalmo Santana Júnior mostrou seu interesse desde o início até o funcionamento, “Trabalhamos para superar os desafios e poder realizar o sonho de funcionar a Fábrica de beneficiamento de côco de Piaçabuçu, incentivando a geração de emprego e renda local, trazendo ainda mais dignidade aos moradores de Piaçabuçu e região”.
O Vereador eleito Alysson Morango parabenizou o prefeito Dalmo Santana Jr., e falou da satisfação de poder fazer parte dessa história de geração de emprego e renda para Piaçabuçu.
“É com muito orgulho que irei assumir a cadeira de vereador de Piaçabuçu e poder me debruçar sobre esse meu primeiro desafio de participar diretamente do projeto de ampliação da fábrica de côco, assim gerando ainda mais empregos para a nossa cidade, fruto esse que foi plantado pelo prefeito Dalmo Santana Jr.”, salientou o vereador, enfatizando também o interesse da continuidade do empenho, também, na gestão do prefeito eleito Djalma Beltrão.
CENÁRIO LOCAL
A economia de Piaçabuçu é ancorada na pesca e da agricultura. A principal cultura, coqueiro gigante ocupa hoje uma área de mais de 2,4 mil hectares, o que corresponde a mais de 40% da área agricultável do município. Cerca de 200 produtores, a maioria de pequenos proprietários, dependem da atividade de coco.
ASCOM Piaçabuçu