Projeto horta nas escolas vai incentivar práticas saudáveis aos alunos da rede municipal de Piaçabuçu Municípios
O projeto foi apresentado durante uma reunião realizada entre o secretário de educação, Gutto Beltrão, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimentos, Gefson Monteiro, juntamente com André Bruno Guimarães, técnico da secretaria.
O objetivo desse projeto é implantar uma Horta em escolas da rede municipal de ensino, para que o alunado participe de todo o processo, desde o plantio da semente até o resultado final, passando pelos cuidados contínuos. Sem dúvida todas as etapas serão motivo de alegria para as crianças, principalmente, quando uma nova descoberta é feita.
O projeto piloto será na Escola Deputado João Beltrão no distrito do Pontal do Peba.
Para o secretário de educação, Gutto Beltrão, esse projeto poderá desencadear e estimular princípios de comprometimento, responsabilidade e coletividade nos alunos.
“O Projeto Horta na Escola Comunitária fortalece a relação da escola e comunidade e abre tempo e espaço para a reflexão coletiva e o desenvolvimento do cultivo da horta de produtos orgânicos, cuja produção pode ser destinada para o consumo de todos. A proposta também possibilita a prática do saber e do fazer coletivo”, explica o secretário.
O secretário de agricultura, Gefson Monteiro, ainda reforça a importância em aprender com experiências reais.
“As crianças precisam compreender de onde vem e que não é fácil ter o alimento em sua geladeira. Custa tempo, água, terra, disposição”, completa ele.
Vasos, jardineiras, garrafas pet cortadas ao meio, existem diversas opções de como montar sua horta caseira. O importante é o contato e a compreensão da criança sobre os processos naturais.
Sabe-se que a partir da horta o estudante garante a possibilidade de aprender, selecionar e planejar o que e como vai plantar, além de estimular neles o desejo de cuidar do meio ambiente, ensinando-os a cultivar as plantinhas, para que posteriormente venham colher do que eles mesmos plantaram.