Região norte é beneficiada com reforma de Hospital em Porto Calvo Municípios
Nesta terça-feira (31), às 10h, a prefeitura de Porto Calvo inaugura a reforma do Hospital Municipal São Sebastião, polo de saúde da região Norte, situado no centro da cidade, a 100 km de Maceió. As mudanças beneficiarão a população portocalvense e das cidades circunvizinhas, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos usuários e diminuir o deslocamento para hospitais da capital.
Segundo a secretária de Infraestrutura do município, Raquel da Silva, o custo total para a realização da reforma foi de R$ 126 mil, quantia dividida em dois anos (2015 e 2016), sendo 20% a contrapartida do governo federal, 40% do governo de Alagoas e 40% da prefeitura. As mudanças do hospital foram realizadas em etapas, por blocos, conforme a disponibilidade dos recursos.
Com a verba, a reforma do hospital abrangeu a fachada, a colocação de um toldo para abrigo da chuva para os pacientes que desembarcam à frente do hospital, aumento da rampa de acesso, a adequação quanto a posição da recepção, acréscimo de dois banheiros, climatização e recuperação das seguintes áreas: secretaria, sala de emergência, sala de observação, de parto, de nebulização, de repouso, enfermarias, consultório médico e cozinha.
Além de todas as mudanças, por causa da estrutura antiga, a reforma foi muito importante para também adequar o Hospital São Sebastião às normas técnicas da Vigilância Sanitária e acessibilidade.
As mudanças permitiram a realização de procedimentos cirúrgicos, de médio porte, como cisto de ovário, hemorroidas, fístulas anais, períneo, hérnias inguinal, umbilical e incisional, laqueadura, vasectomia e desbridamento em pé diabético; além de cirurgias ambulatoriais de pequeno porte, como lipomas, sinal e unha encravada.
“Há muito tempo Porto Calvo não tinha cirurgia, mas o prefeito Ormindo Uchôa e o secretário de saúde, Paulo de Jesus, conseguiram inaugurar o centro cirúrgico. Agora, a cada 15 dias são realizadas até 20 cirurgias” enfatiza a diretora administrativa do Hospital Municipal São Sebastião, Ana Lúcia Freitas. A diretora acrescenta que com as mudanças, o hospital conta, agora, com 45 leitos, sendo 12 leitos na maternidade, 16 na clínica geral, nove na pediatria, oito na cirurgia geral.
De acordo com Paulo de Jesus, grande parcela dos portocalvenses refere imensa satisfação ao passarem por procedimentos em Porto Calvo, podendo estar perto dos familiares, facilitando as visitas e evitando viagens desgastantes.
A cerimônia de inauguração contará com a bênção do padre Roniel Ferreira; discurso do secretário de saúde de Porto Calvo e médico, Paulo de Jesus, demais autoridades e será finalizado com coffee break.