Texto: Nigel Santana

A produção, comercialização e venda de cachaça está intrinsecamente ligada à região Nordeste, principalmente nos municípios localizados no interior dos estados. E, na 13ª Edição da Feira dos Municípios, os visitantes tiveram a experiência de vivenciar nos estandes a “Rota da Cachaça”. Na maioria dos espaços, havia sempre uma ou várias garrafas de “pinga” e da “marvada”, como carinhosamente costumamos chamar.
Mas, muitos municípios decidiram fugir do convencional – dos destilados de mel limão ou de canela -, e colocaram à prova as suas cachaças e licores artesanais.
Em destaque, o estande de Girau do Ponciano, que trouxe 49 tipos de cachaça, e a maioria delas, artesanal. Cachaça de Aroeira, de Biri Biri, Tucum da Mata e com Semente de Cacau estavam como carro-chefe dos experimentos.
Em Maravilha, a “palma”, um cacto muito comum no Nordeste e rico em água, também foi transformada em cachaça. Quem passou por lá, provou, comprou e tinha poucas unidades para venda.
Em Batalha, a cachaça “Kunhão de Boi”, um nome de batismo engraçado e que remonta aos testículos do animal, também foi posta à prova e à venda. A composição da aguardente leva anis, folha de louro e chia.
Quando o assunto era cachaça saborizada, o estande de Delmiro Gouveia apresentava ao público as cachaças de banana e canela.
No estande da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), o licor de tamarindo, produzido de forma artesanal em Olho d´Água do Casado, esteve em evidência que foi preciso buscar mais garrafas para venda.
A famosa cachaça de cabeça, primeira fração da destilação, também estava posta à prova nos estandes de Teotônio Vilela, Campo Alegre, Junqueiro, Mar Vermelho, Barra de São Miguel e Olho d´Água do Casado.
Em Boca da Mata, a cachaça de alambique é comercializada por artesãos, após um processo de envelhecimento em barril de carvalho.
Turismo da Cachaça
Em Alagoas, o Governo do Estado lançou em 2023 a “Rota da Cachaça”, que compreende os alambiques nos municípios de Arapiraca, Campo Alegre, Junqueiro, São Sebastião e Teotônio Vilela.
A iniciativa destaca o potencial turístico das regiões produtoras de cachaça no estado, ressaltando a tradição e a autenticidade do produto que faz parte da história e da cultura alagoana.
Feira
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.




