Santa Luzia do Norte/AL registra um histórico de seus 412 anos de vida, festa será nesta 4ª, dia 13 Municípios
Santa Luzia do Norte/AL registra um histórico de seus 412 anos de vida, festa será nesta 4ª, dia 13
A pequena cidade de Santa Luzia do Norte/AL, situada na região metropolitana de Maceió, é uma das históricas de Alagoas, assim como Penedo, Porto Calvo, Porto de Pedras entre outras. Simplesmente nesta quarta-feira, dia 13 de abril, a comunidade santa-luziense festeja os 412 anos de vida da cidade que se despontou como povoado no ano de 1610. A data será celebrada com um grande show musical em praça pública a partir das 20h, com os cantores: Peruana e Matheus Felix.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Soares (Pedão) nos enviou um compacto dessa trajetória de vida histórica que marca o aniversário daquela simpática cidade alagoana, conforme texto abaixo…
“Antes dessa definitiva denominação fomos Nossa Senhora da Luz da Vila Nova de Santa Luzia, Nossa Senhora da Luz, Vila Nova de Santa Luzia, Lagoa do Norte, Vila Nova de Santa Luzia, Lagoa do Norte, Villa do Norte e Santa Luzia de Siracusa da Lagoa do Norte e Outeiro de São Bento” confessou o secretário de Cultura e Turismo, Pedro Soares (Pedão), assegurando que são denominações que alguns historiadores mencionam, até chegar à denominação que temos hoje “Santa Luzia do Norte”
Pedão afirma que Santa Luzia é um município rico em Cultura e de filhos ilustre. “São filhos que nos deram e outros que ainda nos dão muito orgulho de serem santa-luziense. Nosso povo sempre foi aguerrido e nunca fugiu da luta; exemplo disso foi nossa luta vitoriosa quando sofremos em 1632 a invasão holandesa, liderada pelo militar Antônio Filgueira e Dona Maria de Souza. Pois conseguimos expulsar os invasores numa prova de bravura e união “, narrou.
Durante nossa existência tivemos altos e baixos fomos sede dos municípios que nos rodeiam, mas chegamos a perder o primado com a instalação na linha férrea trazida pelos ingleses, visto que geograficamente não teve como passar por nosso território. Mas, contudo em 23 de agosto de1962 ganhamos nossa liberdade política em definitivo, daí em diante passamos a ter nossa própria administração composta de prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Política
A partir de 1962, Santa Luzia do Norte ganhou status de município, tendo como primeiro prefeito, Antônio Rodrigues de Lima (Seu Toinho), seguido de Paulo Vicente, Coriolano Pereira, João Lopes Rodrigues, Iolanda Lopes Rodrigues, Valdir Mascarenhas, Artur Correia de Lima, Iracema Pereira, Hermínia Tavares, Deraldo Romão de Lima, Mario Jorge Cavalcante, Dario Bernardes, Fátima Barros, João Pereira, Luciano Fragoso, Edson Matheus, José Ailton Nascimento e atualmente o engenheiro Márcio Augusto Araújo Lima.
Religião
Somos um pedaço de chão de um povo repleto de muita fé, vivemos sobre a proteção de nossa padroeira Santa Luzia de Siracusa, ela que a cada 13 de dezembro atrai milhares de fiéis que chegam ao município, para diante do altar de Luzia, edificado Igreja Matriz que tem 368 anos de fundação, louvar e agradecer a nossa virgem Luzia as graças alcançadas.
Filhos Ilustres
Otaviano Romeiro (Maestro Fon-Fon) Dr. José Lobo Ferreira (Médico e deputado estadual) Deoclécio Feitosa (Responsável Pela Elaboração do Projeto de Emancipação Política) Iolanda Romeiro (professora e primeira prefeita mulher) Antônio Rodrigues de Lima (prefeito) José de Holanda Ferreira (ex-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas), Coronel Ailton Pimentel (ex-comandante da Polícia Militar de Alagoas), Euclides Moreira (maestro) Dona Anésia (parteira e rezadeira) Antônio Romeiro de Lima (escritor) José Geraldo Júnior (saxofonista Júnior Sax Maceió) entre outros.
Fase atual
Santa Luzia do Norte tem hoje, uma administração que tem sido um divisor de água, pois vem fazendo transformações em todas as áreas, proporcionando a toda população, a devolução do orgulho de ser filho da terra. Neste dia 13 de abril de 2022, em que comemoramos 412 anos de uma bela sofrida, mas vitoriosa história; queremos agradecer a você que nos visita e a todos os nativos, pois juntos podermos fazer uma Santa Luzia do Norte, cada dia melhor.