São José da Laje: Prefeita Angela Vanessa retoma projeto Robótica Educacional e entrega óculos a estudantes da EJA Educação
Na manhã dessa quarta-feira, 08, a Prefeita Angela Vanessa retomou o Projeto “Robótica Educacional” em São José da Laje, município localizado na Zona da Mata alagoana. Tal ação foi iniciada na gestão do ex-prefeito Rodrigo Valença, e teve como sede a Secretaria Municipal da Educação, sendo o espaço de discursos a respeito desse relevante Projeto, tendo a professora Glaudes Lira, Secretária Municipal da Educação, e gestores escolares como anfitriões desse momento.
Segundo a Secretária Glaudes Souza, “esse Projeto, foi iniciado em 2017 e contou com iniciativa própria do município por meio dos formadores Givaldo Pereira e Miriam Correia a partir de um olhar direcionado às escolas para o uso das tecnologias, bem como o aproveitamento de materiais recicláveis com vistas à elaboração de robôs, na gestão do prefeito Rodrigo Valença”.
Na versão atual, por meio de iniciativa 67 do PAR 3 (versão anterior) e mediante o PAR-4 (versão atual), em sua iniciativa 13, 24 escolas municipais receberam kits de robótica para subsidiarem o desenvolvimento de ações em cada uma das instituições de ensino, tendo a empresa responsável a Megalic, sendo representada na ocasião pela formadora Kelly Cristina Crispim dos Santos.
Para a prefeita Angela Vanessa, “é de suma relevância a retomada de projetos dessa natureza, iniciada na gestão do ex-prefeito Rodrigo Valença, despertando a capacidade intelectual de nossos estudantes por meio do acesso direto às tecnologias educacionais. O nosso município tem investido maciçamente em ações que se voltam ao desenvolvimento da aprendizagem, principalmente, no período atual, em que as aulas presenciais foram retomadas ainda no primeiro semestre deste ano.”
Na solenidade de retomada, também foram entregues óculos a estudantes da EJA, numa parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal da Saúde, representada pelo secretário Fernando Chicuta, e a Secretaria Municipal da Educação. O Projeto Saúde no Olhar, segundo o secretário Chicuta, “tem como propósito dar condições de melhor acuidade visual a estudantes dessa modalidade de ensino, uma vez que esse Projeto contempla, por meio de iniciativa do município, consultas oftalmológicas e a doação de óculos àqueles estudantes direcionados às consultas e necessitados de apoio visual”. Nesse momento, também foram anunciadas ações voltadas a consultas odontológicas a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Para o estudante José Cícero Silva de Lima, aluno da EJA da Escola Professor Benício Barbosa, esta iniciativa traz “a esperança de dias melhores, levando em conta condições benéficas para a permanência em sala de aula.” E, ainda, finaliza: “Agradeço à prefeita e a todos os presentes por esta importante ação”.
Por Assessoria