São José da Laje tem evolução crescente no IDEB a partir do governo do Prefeito Rodrigo Valença Educação
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB é atualmente um dos principais indicadores que norteiam os gestores no que concerne às ações e políticas públicas para a melhoria da qualidade da Educação e consequentemente para a melhoria de todas as áreas que impulsionam o Índice de Desenvolvimento Humana – IDH.
Nesta perspectiva, a gestão do atual prefeito, Rodrigo Valença, através da Secretaria Municipal da Educação, tem tomado o IDEB e as avaliações internas – simulados bimestrais, como termômetro para o planejamento das ações no âmbito educacional. Assim, sua gestão tem priorizado o investimento no processo de Formação Continuada em Serviço dos profissionais da Educação, atendendo desde a Educação Infantil até Ensino Fundamental, segmentos estes de responsabilidade dos municípios. Em 2016 o município instituiu a rede de Formação Continuada em Serviço por meio da Portaria de nº 226.
Em 2017, regime de colaboração firmado com o Governo do estado, o município aderiu ao Programa Escola 10 que possibilitou o diagnóstico por meio da Prova Alagoas, agregando dados que permitiram um planejamento mais robusto no tocante ao aumento da proficiência nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática por intermédio de ações coletivas em todo o Estado de Alagoas.
Alinhados a essa política de gerenciamento a Secretaria Municipal da Educação intensifica o atendimento aos alunos com déficit de aprendizagem, através dos Programas Federais, dentre eles: O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, O Programa Novo Mais Educação – PNME e o Programa Novo Mais alfabetização – PMALFA. Este último, sob a iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, inova com a implantação dos seguintes Projetos: Rádio Escolar, Robótica Educacional e Gameficação, os quais favoreceram formas mais dinâmicas e atrativas de evolução e permanência dos nossos alunos na escola, com vistas ao processo de desenvolvimento integral do indivíduo como também a correção de fluxo escolar que é um dos componentes que somam no cálculo do IDEB.
Vale ressaltar ainda, que outro grande investimento em políticas públicas educacionais foi implantado pelo governo municipal: o Sistema Scliar de Alfabetização. Este traz nos seus fundamentos o que há de mais moderno e transformador no processo de alfabetização, centrado nos campos da Neurociência, da Linguística da Psicolinguística. Além da concessão legal do uso desse Sistema, o governo municipal investiu na aquisição de todo material didático para professores, coordenadores e alunos da Rede Municipal de Ensino. Notadamente, a evolução crescente do IDEB do município é fruto do comprometimento da gestão do Prefeito Rodrigo Valença e da Equipe da secretaria Municipal da Educação, com uma educação de qualidade que tem como premissa a equidade ao direito a uma escola pública conforme preconiza a Constituição federal no seu artigo 205.
Por SECOM
São José da Laje/AL