São Miguel dos Campos sedia Gincana Ambiental do IMA Municípios
foi realizada a II Gincana do Meio Ambiente durante toda manhã na Quadra Esportiva da Escola Mário Soares Palmeira, em São Miguel dos Campos. A Gincana foi marcada pela participação de alunos, professores e diretores com muita motivação e conhecimento sobre a preservação do meio ambiente e também com bastante repercussão no ambiente escolar onde os alunos se mobilizaram durante semanas em prol das atividades e conhecimento sobre meio ambiente.
O evento obteve a participação de 210 alunos das escolas municipais Rui Palmeira, Mário Soares Palmeira, Imaculada Conceição, Luzinete Lindalva, Esther Soares, José Marcos da Rocha e Tarcísio S. Palmeira, onde realizaram diversas tarefas educativas com referência à flora e à fauna de Alagoas e sobre a destinação de resíduos.
A Gincana foi realizada pela equipe do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Maceió- AL), e organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, composta por Marília Batista – Coordenadora de Meio Ambiente, Alenilda Oliveira e Antonio Valentim – Técnicos da SEAMA/GTA, e Lidianne Cursino – Coordenadora de Ciências e Eliane Firmino -Técnica da SEMED/GTA, articuladores do Eixo Sustentabilidade Socioambiental do Plano Intersetorial Juntos pela Educação de São Miguel.
A equipe do IMA mostrou que através das brincadeiras também pode ensinar e educar os princípios básicos para cuidar do meio ambiente. Cada escola arrecadou materiais como, garrafas pet, pilhas, baterias que fizeram a diferença ao final da gincana, sendo encaminhado para o destino correto e parte sendo doada para a Associação dos Catadores do Município.
O intuito de promover uma gincana é conscientizar os alunos em geral, que podemos viver numa sociedade melhor contribuindo para a preservação da nossa natureza, fauna e flora, buscando amenizar os impactos ambientais causados pela destinação inadequada de resíduos e pelo consumo inconsciente, poluição e esgotamento dos recursos naturais. “Assim educamos os estudantes a serem mais conscientes, e ao mesmo tempo brincando e aprendendo sobre a conservar e preservar o meio ambiente”, concluiu Marília Batista.
As equipes vencedoras da Gincana Ambiental e demais escolas receberam como prêmio um passeio para conhecer o Projeto Peixe Boi e o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) no barco-escola do IMA.