Secretaria de Saúde realiza atendimentos oftalmológicos em Anadia Administrativa
Em parceria com o IOFAL, mais de 200 pessoas foram beneficiadas
A Secretaria municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL), realizou cerca de 230 atendimentos em Anadia. Além de exames oftalmológicos, a equipe fez a entrega de colírios para pacientes com glaucoma.
De acordo com a Secretária Loanne Vasconcelos, o projeto é um trabalho contínuo, onde os pacientes são consultados no próprio município, economizando tempo e dinheiro, “Em parceria com a IOFAL, disponibilizamos esse atendimento para adultos e idosos, podendo diagnosticar e tratar os problemas oftalmológicos. A periodicidade dos atendimentos é contínua e, se por ventura, algum paciente precisar de cirurgia, encaminhamos para Maceió”, afirmou.
O prefeito Celino Rocha, que também esteve presente na ação, acompanhou algumas consultas, conversou com pacientes e os incentivou a fazer o exame, demonstrando sua preocupação em promover o diagnóstico precoce, já que o glaucoma, apesar de não ter cura, tem tratamento e evita à cegueira. “Essa parceria com o IOFAL, possibilita diagnosticar e tratar os problemas oftalmológicos com mais agilidade e a mesma eficiência da consulta realizada na capital. É uma ação que apoiamos e incentivamos, pois traz inúmeros benefícios à saúde da população”, declarou o gestor.
O glaucoma raramente apresenta sintomas. Por isso, metade dos que sofrem de glaucoma não sabem que estão doentes. Pessoas com histórico familiar têm cerca de 6% de chance de desenvolver a doença e precisam verificar com mais frequência sua pressão intraocular; assim como os diabéticos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o glaucoma é a principal causa da cegueira irreversível, atingindo cerca de 65 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo.
Servidor de Anadia receberá salário de fevereiro antes do Carnaval
Prefeitura anunciou pagamento do funcionalismo para a próxima sexta-feira(24)
Para o gestor, a medida irá colaborar para aquecer o comércio e motivar ainda mais os servidores. “Com muito planejamento, vamos liberar os recursos antes da folia, desta forma, os funcionários poderão pagar as suas contas e ainda pular o carnaval tranquilo”, apontou Celino Rocha.