Secretaria de Serviços Públicos de Piaçabuçu orienta a população sobre manejo do lixo para prevenir a Covid-19 Municípios
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Urbanismos, que tem à frente o secretário Marcondes Melo, orienta a população sobre os cuidados que se deve ter com o lixo residencial em locais onde há moradores suspeitos ou positivos para a Covid-19. As orientações fazem parte da um protocolo feito pela Secretaria municipal de Saúde e tem o objetivo de evitar a disseminação do vírus.
O secretário orienta a população que se houver casos de suspeitas ou positividade da Covid-19 na residência, o lixo descartado esteja sinalizado, se possível com uma fita vermelha.
“Quando se tem pessoa com suspeita ou confirmação do coronavírus na residência, o lixo residencial passa a ser classificado como infectante. Por isso, o gerenciamento dele precisa ser diferente do lixo comum. E com forma de controlar a disseminação do vírus pedimos, encarecidamente, que nesses casos, o lixo a ser descartado esteja sinalizado”, explicou o secretário Marcondes Melo.
Além de sinalizado, é necessário que o lixo da(s) pessoa(s) infectada(s) esteja separado dos demais lixo da casa. “Ele deve ser colocado em saco de lixo resistente à ruptura e à vazamento, ser impermeável. É preciso amarrar bem o saco e colocá-lo dentro de outro saco sinalizado”, finalizou.
É preciso que a população se atente a essas medidas pra se proteger e proteger aos demais, principalmente aos servidores que realizam a coleta.
A coleta de lixo no município é realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras.