Sedetur entrega guia de bolso de Porto de Pedras Municípios
Material promocional divulga os principais atrativos do município turístico.
Santuário do peixe-boi, rio Tatuamunha, praia do Patacho e Mirante Porto de Pedras. Esses são alguns dos atrativos do município de Porto de Pedras, no litoral norte alagoano, que estão presentes no novo guia de bolso da cidade. Elaborado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a prefeitura do município, o material promocional foi entregue nesta segunda-feira (26) pelo secretário da Sedetur, Marcius Beltrão, ao prefeito da cidade, Henrique Vilela.
O guia de bolso de Porto de Pedras contém informações sobre hospedagens, passeios, artesanato, gastronomia, com doces regionais e comidas típicas, além de telefones úteis e um mapa completo da região, mostrando as praias e os principais atrativos da cidade, que recentemente recebeu recursos financeiros do governo de Alagoas para a execução de projetos e obras estruturantes no município, fundamentais para a obtenção da certificação internacional “Bandeira Azul”, pleiteada pela Praia do Patacho.
“A entrega do guia de bolso é mais uma ação da Sedetur, em parceria com o município de Porto de Pedras. Com ele, o visitante consegue entender, de forma prática e visual, os diversos atrativos que a cidade oferece. O governo de Alagoas seguirá trabalhando em parceria com diferentes municípios, dando suporte na estruturação da cadeia turística de todas as regiões do estado, gerando mais emprego, mais renda e mais oportunidades para a população através do setor”, pontua o secretário Marcius Beltrão.
De acordo com o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, o material promocional vem a somar com todas as ações que vem sendo implementadas na região.
“O Guia é muito importante porque, com ele, o turista vai poder encontrar todos os serviços que o município presta, além das atrações, principais pontos turísticos, restaurantes e hospedagens; então, isso é fundamental, e eu gostaria de agradecer à Sedetur, ao secretário Marcius e ao governador Renan Filho pela parceria. Eu tenho certeza de que esse guia vai ser útil não só para o turista, mas também para a nossa população local, que pode utilizá-lo para consultas dos serviços que prestamos a todos, comunidade local e visitantes”, afirma o gestor municipal.
Bandeira Azul
Credenciado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o selo Bandeira Azul funciona como diferencial e atrativo turístico, já que coloca as praias certificadas em um patamar de excelência. A Praia do Patacho, no município de Porto de Pedras, é a primeira praia alagoana e a segunda do Nordeste a concorrer à certificação, que também reconhece praias e marinas no Brasil e no Mundo.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) é a responsável pela articulação e diálogo com autoridades municipais para a conquista do selo. Para a obtenção da Bandeira Azul pela praia do Patacho, o Governo do Estado vai investir mais de R$ 4,4 milhões em adequações e equipamentos urbanos e outros R$ 288 mil na elaboração do Plano Diretor de Porto de Pedras, cuja ordem de serviço já foi assinada na pelo governador Renan Filho e pelo secretário Marcius Beltrão.
No Brasil, o certificado para a Bandeira Azul é dado pelo Instituto Ambiente em Rede, uma Organização Não Governamental que busca preservar ecossistemas naturais e promover modelos de uso sustentável com educação ambiental.
Promoção dos Destinos
O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, segue trabalhando em parceria com as cidades turísticas de Alagoas, para divulgar os diferentes atrativos do Estado. Além do guia de bolso de Porto de Pedras, a Sedetur recentemente entregou os guias de bolso dos municípios de Penedo e Japaratinga e o Circuito a Pé de Marechal Deodoro.
A Sedetur vem ainda desenvolvendo um trabalho promocional do Destino Alagoas junto às grandes plataformas e operadoras de viagens, como Decolar, Rappi Travel, Azul Viagens, CVC e Agaxtur; além de manter o diálogo com as principais companhias aéreas do país para incrementar a malha aérea do estado – ações fundamentais para projetar o estado e a economia na retomada do setor turístico na pós-pandemia.
ASCOM SEDETUR