Sedetur realiza cadastro de Mestres Artesãos e Entidades Representativas Cultura
Em Alagoas, o artesanato é um dos destaques da cultura estadual, e anualmente o Programa Alagoas Feita À Mão, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), realiza o mapeamento de mestres e entidades representativas da atividade artesanal.
O trabalho de mapeamento permite que as técnicas e conhecimentos permaneçam presentes nas comunidades através das novas gerações. Com relação às entidades, ele organiza coletivamente os produtores desse ofício, zelando e defendendo seus interesses.
“Durante todo o ano nós temos atividades voltadas para os artesãos em Alagoas e, uma delas, é realizar esse mapeamento, através do cadastro. É importante que essas categorias possuam sua Carteira, que é oficializada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), como forma de identificar e registrar esse o rico trabalho realizado”, ressalta Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato, da Sedetur.
Como solicitar?
Mestre Artesão
Entende-se por mestre aquele que se notabilizou em seu ofício, legitimado pela comunidade que representa e que difunde para as novas gerações conhecimentos acerca dos processos e técnicas do ofício artesanal.
Identificando-se neste perfil e desejando emitir a Carteira Nacional de Mestre Artesão, é preciso enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.” target=”_blank”>artesanatosedetur@gmail.com seu nome completo, CPF, telefone e anexar os documentos exigidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro (hiperlink: http://www.
Entidades Representativas
Para esta categoria existem quatro tipos: Associação, Cooperativa, Grupo de Produção Artesanal e Federação de Artesão. O primeiro passo é entender qual classe mais se identifica e o representante deve enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.” target=”_blank”>artesanatosedetur@gmail.com os documentos listados abaixo.
Para associações, cooperativas e federação de artesãos:
- Nome da Entidade;
- Estatuto assinado e registrado em cartório;
- Registro do CNPJ;
- Número do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e cópia do RG do presidente e vice-presidente;
- Data de início e fim de mandato;
- Ata de eleição assinada e registrada em cartório;
- Lista de artesãos associados (contendo nome, CPF e número do SICAB);
- Comprovante de endereço da sede;
- Telefone para contato;
- E-mail.
Para grupos de produção artesanal:
- Nome do grupo;
- Número do SICAB e cópia do RG do representante;
- Lista de artesãos (contendo nome, CPF número do SICAB);
- Comprovante de endereço da sede;
- Telefone e e-mail.
Após o registro e análise, a confirmação de cadastro é enviada por e-mail pelo Programa do Artesanato Brasileiro.