Sedetur reforça parceria com Porto de Pedras na conquista do Bandeira Azul Municípios
O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela participou da entrega do fardamento aos permissionários de serviços turísticos, com a simbologia do Bandeira Azul, feita pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alagoas – Sedetur- durante as ações do governo presente.
Os kits e as placas do selo Bandeira Azul, recém conquistado pela praia do Patacho, marcam a chancela mais importante de uma praia alagoana. Localizada na Rota Ecológica, no município de Porto de Pedras, o Patacho é a única de Alagoas, a quarta do Nordeste e uma das 22 praias brasileiras premiadas na edição 2021-2022 com o selo ambiental e sustentável Bandeira Azul.
A entrega contou com a presença do governador Renan Filho , do secretário Marcius Beltrão e muitas outras autoridades do Estado e município. “É uma conquista histórica para todos que vivem aqui e se dedicam ao desenvolvimento comunitário e sustentável”, disse o prefeito Henrique Vilela, ao agradecer todo o apoio que tem recebido do governo. ” O selo Bandeira Azul já está sendo bom para todos – permissionários, pousadeiros e comércio local – pela procura da cidade como destino final. Porto de Pedras deixou de ser passagem, para ser uma das cidades mais procuradas por turistas nacionais, internacionais e investidores”, complementou.
A certificação ecológica internacional é concedida apenas para praias, marinas e embarcações turísticas que adotam rigorosos critérios de gestão ambiental; diante de condutas que envolvem segurança, qualidade dos serviços, manutenção da qualidade da água, práticas de educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social. O município de Porto de Pedras, através das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Obras cumpriu todos os 34 critérios exigidos e etapas que incluem monitoramento da qualidade da água, ações de sustentabilidade, sinalização da área, inclusão de equipamentos e segurança a banhistas.
Dia dez de dezembro a bandeira será hasteada em solenidade que vai contar com a presença da Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil e do Instituto Ambientes em Rede (IAR), operador nacional da Foundation for Environmental Education (FEE), no Brasil, Leana Bernardi.