Semana do Meio Ambiente: Projeto Raízes e Memórias é lançado e emociona familiares dos homenageados Coruripe
Árvores centenárias receberam nomes de pessoas que marcaram a história das comunidades
Na Semana do Meio Ambiente a prefeitura de Coruripe através da Secretaria de Meio Ambiente, lançou nesta quinta-feira (06), o Projeto Raízes e Memórias, que tem como objetivo homenagear pessoas que marcaram a história das comunidades através de árvores centenárias plantadas nessas localidades, bem como chamar atenção para a importância da preservação ambiental.
O Projeto começou pelos distritos do Poxim, Pontal e Barreiras, e neste primeiro momento, homenageou sete figuras ilustres desses lugares. Cada árvore recebeu uma placa com o nome da espécie, nome do homenageado e um QR-Code, que ao ser acessado direciona para uma página com a biografia e fotos dos homenageados, bem como informações sobre as espécies.
O prefeito Marcelo Beltrão acompanhou o evento e destacou a importância do projeto para resgatar a memória das comunidades.
“Olhando para essa árvore, lembro de todos os momentos bons que vivi a sua sombra, as partidas de dominó, as farras, conversas e os encontros com minha querida Lili, que nos trazem lembranças maravilhosas, esses momentos aqui no Pontal foram muito importantes para mim. Gostaria de agradecer a Secretaria do Meio Ambiente pelo projeto Raízes e Memórias, que parece algo simples, mas que toca bastante o coração de cada um de nós, e nada melhor do que uma árvore para representar a memória dos nossos antepassados. Esse projeto nos faz reviver memórias de etapas importantes que nós tivemos, e o que cada homenageado fez por suas comunidades, é o resgate da história das comunidades através dessas árvores”, destacou o prefeito.
A secretária de Meio Ambiente de Coruripe, Luana Spotorno falou da alegria de viver esse momento junto com os familiares dos homenageados. “Estamos muito felizes com a idealização do Projeto Raízes e Memórias, que visa celebrar e homenagear pessoas importantes do município, além de destacar a importância da preservação das árvores centenárias. Foi um dia muito lindo, ouvimos histórias incríveis sobre a relação dos homenageados com essas árvores e com a comunidade em que viveram. Gostaria de agradecer ao prefeito Marcelo por abraçar essa ideia e a toda equipe da secretaria de Meio Ambiente que trabalhou para fazer com que o projeto saísse do papel”, pontuou Luana.
O senhor Constâncio Curvelo foi um dos homenageados do Pontal. A filha e primeira-dama de Coruripe, Lili Curvelo discursou muito emocionada sobre o momento. “Quando tinha três meses meu pai sofreu um acidente e permaneceu em coma por 11 anos, praticamente não conheci meu, nunca cheguei sequer a ouvir sua voz, mas ouvi muitas histórias lindas sobre ele, sobre amizade e companheirismo e toda vez que passar por essa árvore, farei uma oração e irei refletir um pouco, tenho certeza que neste momento meu pai estará comigo ali”, disse ela não contendo as lágrimas.
O agente de Saúde João Neves é filho de José Neves, mais conhecido como João Neves, que deixou um legado no esporte e na música na comunidade do Poxim. O filho falou emocionado sobre a homenagem. “Meu pai era um homem simples, apaixonado pela pesca e para sustentar sua família de sete filhos, se dividia entre o rio e a roça. Foi comerciante proprietário de uma venda famosa, organizou alguns times de futebol aqui na localidade. Tocava violão e na década de 1990, com seu carisma e talento se tornou um dos maiores seresteiros da região, chegando a ganhar um troféu de músico na cidade de São Miguel dos Campos. Para nós, essa homenagem é motivo de muita alegria, antes eu ficava observando essa árvore de longe e na formação dessa raiz enxergava uma pessoa sentada, por vezes tentei falar com alguém, e hoje perceber que meu pai ficará eternizado justamente nessa árvore, é uma alegria sem tamanho, só gratidão mesmo a todos envolvidos neste projeto”, encerrou João.
—
Secom Coruripe