SEMED promove 2º SIMULADO DIGITAL em Piaçabuçu. Municípios
A Prefeitura de Piaçabuçu, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), realizou na semana que antecede a Prova Brasil , o segundo simulado digital para todos os alunos dos 5º e 9º anos da rede municipal.
O evento foi realizado no Espaço Cultural João Ferreira pelo Secretário de Educação Ariqueides Castro juntamente com a equipe pedagógica da SEMED, coordenadores das escolas, diretores e professores, contou também com participação do prefeito Djalma Beltrão, da Secretária de Cultura Adriana Breda, do Secretário de Administração Paulo Pinheiro, da Secretária de Saúde Paula Castro, da Coordenadora Geral da 9ª GERE Andréa e da Coordenadora de Sistemas da 9ª GERE Ana.
Reunindo estudantes de 18 turmas de rede municipal, totalizando 543 alunos. O simulado intitulado “Agora é a Hora” ofereceu uma oportunidade de socializar e desenvolver habilidades, através das disputas entre os referidos anos, o objetivo foi sistematizar de forma dinâmica e interativa os conhecimentos adquiridos durante todo o processo ensino aprendizagem dos alunos envolvidos, como objeivo de prepará-los para a Prova Brasil, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar realizada pelo Ministério da Educação entre os dias 23 de outubro a 03 de novembro.
Os alunos do 5º e 9º ano receberam brindes pela participação, além da premiação para as turmas campeãs, para os professores e para os alunos que se destacaram no simulado escrito, tudo isto, visando um melhor aprendizado, bem como um melhor desempenho na Prova Brasil 2017.
Foram dois dias de muita competição, onde se consagrou campeã pelo 5º ano a turma única da Escola Enecila Acioly Gama do bairro paciência e do 9º ano, a turma “C” da Escola José Gonçalves.
Segundo a coordenadora pedagógica, Laudeci Caetano, todas as estratégias de ensino são pensadas para facilitar o entendimento e fazer com o que o aluno sinta prazer em estudar.
“Todos os conteúdos da Prova Brasil já são aplicados em sala de aula. O que fazemos é reforçar o que já faz parte da nossa realidade, mas de forma lúdica e criativa. Nossa missão é garantir que o nosso aluno aprenda, não só para a Prova Brasil, mas para a vida. O simulado serve como norteador, a partir desses resultados, podemos corrigir eventuais deficiências e ajudar o aluno da melhor maneira possível”, complementou
Para o Secretário de Educação, Ariqueides Castro, a parceria com o Governo do Estado, através do programa “Escola 10” foi realizada com o objetivo de revisar conteúdos e reforçar as disciplinas de Português e Matemática, objetivando preparar os alunos da rede municipal para a realização da Prova Brasil.
“Quando instituímos o Programa, falamos para os alunos que teríamos esse momento no final da jornada. Hoje, é o reconhecimento para todos os estudantes que participaram deste processo, sendo premiados por terem sido destaques e obtiveram melhores desempenhos no conjunto e individualmente. É um momento de muito orgulho e muita alegria para a Secretaria de Educação, ver a integração e cumplicidade entre coordenadores, diretores e professores com um único objetivo, garantir um sólido aprendizado para os alunos da rede municipal, futuro da nossa cidade, enfatizou o secretário.
De acordo com o Prefeito Djalma Beltrão essa ação educativa motiva os alunos, visando melhorar o desempenho e aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), contribuindo assim para que os estudantes se empenhem cada vez mais com seu processo de formação e aquisição de novos conhecimentos.
“O Ideb é responsável pelos recursos que vão melhorar a Educação no nosso município. Sobre nossos alunos está a responsabilidade dos rumos da Educação do município. Se tiverem uma nota boa, as escolas terão mais recursos do que temos hoje e melhoria na qualidade de vida”, concluiu o prefeito.
Sobre a Prova Brasil
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Os estudantes respondem questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura e Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e informações sobre condições de trabalho.
As médias de desempenho nas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em conjunto com as taxas de aprovação nessas esferas. A Prova Brasil acontecerá entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017.