Um casamento indissolúvel: Turismo, Cultura e Meio Ambiente Congresso dos Municípios 2023
Um casamento indissolúvel: Turismo, Cultura e Meio Ambiente
O turismo é o principal modelo de desenvolvimento sustentável para muitas cidades, não apenas em função do crescente número de pessoas incorporadas a esse nicho do mercado mas, também em decorrência do volume de recursos que pode gerar para o sistema econômico. Além de impulsionar vários setores da economia incorpora inúmeras possibilidades educativas e culturais.
O turismo, aliado ao desenvolvimento sustentável tem como objetivo maior desenvolver o patrimônio cultural, os recursos naturais e o meio ambiente, adequando as demandas a capacidade de atender às gerações futuras sem causar nenhum tipo de impacto negativo.
O turismo é uma atividade marcante nas sociedades pós-industriais, um fenômeno econômico, político, social e cultural dos mais significativos que se originou e se desenvolveu com o capitalismo. Ele tem representado nas últimas décadas como uma das mais promissoras atividades econômicas mundiais, geradora de postos de trabalho e de divisas.
Por outro lado, o desenvolvimento de um turismo ambientalmente responsável pode proporcionar benefícios para a proteção ambiental e para a conservação da natureza, de onde ele próprio obtém os recursos (naturais, culturais e paisagísticos) que o viabilizam, assumindo também o seu papel neste aspecto, participação esta que vem adquirindo importância crescente na mesma proporção do crescimento do turismo na atualidade.
Esse protagonismo do turismo, que tem um casamento perfeito com a cultura e o meio ambiente será o tema da sala Pitanga , dia 19, no Congresso dos Municípios, que será realizado no Centro de Convenções.
As palestrantes serão Marta Feitosa, Turismóloga ,técnica responsável pela área na Confederação Nacional dos Municípios- CNM- e Flávia Rego, bióloga, presidente da Associação Peixe-boi, membro conselhos de Instituições de preservação .
O congresso é organizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e é dividido em várias salas temáticas com eixos de atuação, como turismo, cultura, meio ambiente, comunicação, licitação, assistência social, educação, controle interno e administração pública.
Moderno e com ambientes para troca de saberes e negócios, o congresso, dentro do Congresso dos Municípios Alagoanos traz nomes nacionalmente consagrados para qualificação, de gestores e técnicos, em diferentes temas para o setor público.
Os municípios terão o suporte de técnicos especializados para solucionar problemas burocráticos com o desenvolvimento de uma mudança de comportamento e hábitos na administração pública. A qualificação, em cada tema, é gratuita.