O vice-governador Ronaldo Lessa é destaque na obra “Uma História de União e Resistência Municipalista”, que reconstrói o período em que o municipalismo se consolidou como força política e instrumento de transformação institucional no Estado e será lançado na reunião da próxima segunda, dia 20, às 10h, na sede da Associação dos Municípios Alagoas (AMA De autoria do engenheiro agrônomo, gestor público e ex-secretário executivo da AMA Reinaldo Falcão e de Antônio Bezerra Torres, advogado, jornalista e também ex-secretário executivo da entidade.
A obra revive o momento em que o então prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, assumiu a presidência da AMA (1995–1996) e conduziu uma ampla reestruturação administrativa e política da entidade, em meio a uma conjuntura de crise fiscal e polarização.
A publicação marca o reencontro entre história e memória administrativa de Alagoas. Com base em registros oficiais e arquivos preservados por mais de duas décadas, “Uma História de União e Resistência Municipalista” reconstrói o período em que o municipalismo se consolidou como força política e instrumento de transformação institucional no Estado.
Com nove capítulos e extenso material documental, “Uma História de União e Resistência Municipalista” percorre temas como o combate à violência política e à impunidade, o fim do acordo dos usineiros, a defesa da moralidade administrativa, a projeção nacional de Alagoas e a integração entre municípios e comunidades locais.
O vice-governador Ronaldo Lessa sintetiza o espírito da obra em uma frase que atravessa o tempo: “A união foi o elemento determinante para o fortalecimento da entidade e o vetor das conquistas alcançadas.”
O desenvolvimento de um aplicativo de proteção às mulheres em situação de violência, é uma iniciativas recente da Secretaria , bem como a ampliação e interiorização das Patrulhas Maria da Penha nos municípios.
Alexandre Câmara/Ascom Vice-Governadoria e Ascom Secretaria da Mulher
