Vice-presidente da AMA participa de audiência especial sobre violência contra mulher na ALE Municípios
A vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeita Pauline Pereira, participou, na tarde desta segunda-feira (18), da sessão especial sobre a violência contra mulher na Assembleia Legislativa de Alagoas. Representando as demais 20 prefeitas, Pauline defendeu o fortalecimento de políticas públicas que deem subsídio aos gestores municipais.
“Nós, prefeitas, lá, no dia a dia, onde a vida do cidadão acontece. Acompanhamos de perto e recebemos em casa, ou na prefeitura, aqueles casos assustadores das mulheres que sofrem violências. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) criou o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), no qual a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida, representa a AMA. Mas todas nós acompanhamos os relatos através desta importante ação da CNM, pois é a partir daí que conhecemos novas iniciativas que buscam reduzir a desigualdade entre a população do sexo feminino e masculino”, afirma Pauline.
A vice-presidente da AMA ainda levou dados alarmantes para serem debatidos entre os parlamentares, entre eles o aumento de violência contra mulheres entre 2017 e 2018. De acordo com dados do então Ministério dos Direitos Humanos, as agressões aumentaram de 6.139 para 7.634 no período de um ano.
“Dados assustadores mostram a necessidade do fortalecimento de uma rede de apoio às vítimas, além de políticas públicas que tentem coibir as ações violentas e deem autonomia às mulheres. Sabemos que essa rede só iniciará quando nós mulheres, que estamos à frente da política, tomarmos atitudes como esta que está ocorrendo na Assembleia Legislativa”, relata a prefeita Pauline Pereira.
Durante a sessão especial a deputada estadual Jó Pereira questionou os dados estaduais, ressaltando que a mulher precisa ter, com clareza, a certeza de qual órgão pode melhor assisti-la nos casos de violência.
Além da prefeita Pauline Pereira e da deputada Jó Pereira, participaram da sessão as parlamentares Flávia Cavalcante, Fátima Canuto, Ângela Garrote e Cibele Moura, que compõem a bancada feminina da Casa Tavares Bastos.