Visitadores do Criança Feliz recebem capacitação sobre autismo em Arapiraca Arapiraca
Visando promover qualidade no acompanhamento das famílias atendidas no Criança Feliz, vinte e cinco visitadores e supervisores do programa receberam uma capacitação no Espaço Trate. A formação faz parte da rotina que busca ampliar o conhecimento técnico dos visitadores.
O curso, ministrado pela fonoaudióloga Cynthia Toledo, é importante para o atendimento e a qualidade de vida fornecida aos usuários do serviço.
“Ações como essa são de extrema importância para o processo de diagnóstico precoce do autismo, tendo em vista que os visitadores terão a oportunidade de observar melhor os sinais apresentados pela criança, podendo assim ser identificados e encaminhados aos serviços de saúde, favorecendo intervenções da equipe de reabilitação o quanto antes, e, possibilitando um melhor prognóstico e qualidade de vida”, destacou Cynthia Toledo.
O PROGRAMA
O Criança Feliz integra ações nas áreas da saúde, assistência social, cultura, educação e garantia de direitos. Executado pelo município, tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida com atendimento das crianças segue até os 6 anos de idade.
A Prefeitura de Arapiraca mapeou a área de atuação do Programa Criança Feliz e dividiu em quatro territórios, levando em conta as localidades com maior concentração de crianças com idade correspondente à abrangência do Criança Feliz e, ainda, considerando as que vivem em situação de maior vulnerabilidade social. A distribuição dos territórios ficou assim: 1- Planalto, Quati, Bom Sucesso e Residencial Agreste; 2- Canafístula, Primavera, João Paulo II, Boa Vista, Batingas e Riacho Seco; 3- Manoel Teles, Baixão, Cavaco, Santa Edwiges, Brasiliana, Teotônio Vilela, Arnon de Melo, Mangabeiras, Caititus e Alto do Cruzeiro; 4- Olho D´Água dos Cazuzinhas e Brisa do Lago, Padre Antônio Lima Neto e Residencial Vale do Perucaba.
Texto: Lohuama Alves